O mês de julho dá início às comemorações de 30 anos da Associação Cultural Opereta e neste final de semana, o espaço está celebrando a cultura popular. No próximo sábado (20), a partir das 13 horas, haverá a oficina de criação de bois-bumbá para crianças e famílias. E no domingo (21), a partir das 10 horas, o Espaço Cultural, em Poá, recebe a Folia de Reis Luz de Belém, direto de São Bento do Sapucaí (SP). 

Todas as atividades são gratuitas e com classificação livre. O Espaço Cultural Opereta fica na rua. Dr. Emílio Ribas, 168, Vila Sopreter.

Oficina de criação de bois-bumbá

A partir de experiências, vivências, a educadora Patty Nascimento quer compartilhá-las com os participantes a magia de “brincar de boi”, uma das manifestações populares tradicionais em várias localidades brasileiras. Especialmente no Maranhão, que dedica o período junino para “brincar de boi”.

O encontro deste sábado convida os participantes para confeccionar o Boi-Bumbá com materiais recicláveis – caixa de leite, rolo de papel higiênico, papel, e outros materiais para decorá-lo: lantejoulas, cola, tesoura, soltando a criatividade. 

As inscrições para a oficina são online pelo site da Opereta (https://associacao.opereta.org/) e também presencial e estão abertas para um total de 25 vagas. Os interessados poderão fazer a inscrição no dia da oficina.

Folia de Reis

Já no domingo (21), a programação prevê a chamada “chegança”, a partir das 10 horas, no Espaço Cultural Opereta. De lá, o grupo e o público partem em direção a feira livre da rua Herculano Duarte Ribas (ao lado da linha férrea) para um cortejo. Após o almoço, as atrações continuam novamente no espaço cultural. Às 14h30 ocorrerá a intervenção artística ‘O Auto da Luz’, da Cia. Teatro Roda Mundo.

Já às 15 horas será a vez da apresentação da Folia de Reis com suas loas entoadas pelos cantadores e cantadoras, brincantes e com a participação das crianças brincando com os boizinhos criados na oficina de Vivência do Boi, realizada no dia anterior. 

No evento também haverá uma homenagem ao eterno palhaço Reginaldo Miguel, integrante da Folia de Reis e do grupo Foliafro, de Poá, que morreu em 2020. A programação está prevista para encerrar às 16 horas. No local também haverá a exposição de máscaras do artista Claudio Domingos Fernandes.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo telefone 4634-1175 (WhatsApp)