Nesta sexta-feira (17), às 18:00, o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, terá a apresentação do filme “Quintais Negros, Histórias da Vila Industrial”, seguida de um debate. O documentário mostra os moradores Mara Vidal e Xavier Filho conduzindo um circuito a pé pela vila, que passou por diversas transformações sociais após a chegada da Mineração Geral do Brasil na década de 40, com o do Grupo Jafet.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Em campo, os participantes puderam conectar-se às memórias de locais como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, construída após a demolição da igreja do Centro de Mogi, processo semelhante ao de templos de outras regiões do Brasil que acolheram a população preta. Outros pontos de parada importantes foram as passagem pela Quadra da Escola de Samba Unidos da Vila Industrial, as indústrias ao redor, as margens do Rio Tietê e o Estádio Municipal Nogueirão.

Neste documentário, que registrou toda a ação, é possível descobrir como essas pessoas chegaram de outros estados, em sua maioria negras, e como são as dinâmicas sociais que ocorrem nos dias atuais, influenciadas pela cultura afrodescendente, por meio de manifestações culturais, artísticas e religiosas.