Pedro Ishi encerrou sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (29/02) após concluir obras em 16 polos de atendimento em três anos e liderar a “Virada da Vacina” contra a Covid-19 e alcançar recordes de serviços prestados. A partir de março, ele cumprirá seu último ano de mandato como vereador na Câmara de Suzano, cargo para o qual foi eleito em 2020. Ele é o pré-candidato do prefeito Rodrigo Ashiuchi para substitui-lo como chefe do Executivo.  

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O novo titular da pasta será o diretor médico Diego Ferreira, que foi coordenador da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano nos últimos sete anos.

Na gestão de Ishi houve um avanço expressivo na capacidade de atendimento da rede municipal, que foi consolidado com as entregas realizadas, especialmente em 2023. No mês de março, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas André de Abreu, no Jardim Revista, depois de mais de dez anos. O equipamento localizado no número 200 da rua Guarani chegou a 570 mil atendimentos em menos de dez meses de funcionamento.

O secretário também contribuiu para a abertura do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), instalado nas dependências do antigo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), na Vila Amorim. Com 179 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o local atende pacientes encaminhados via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) em clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia.

“Conseguimos colocar fim aos impasses que envolviam esses dois importantes equipamentos, que colocaram a Saúde de Suzano em outro patamar. Trabalhamos muito com o prefeito para garantirmos esses avanços para a cidade, proporcionando a assistência e o acolhimento que a nossa população merece”, frisou Ishi.

Já neste ano de 2024, em janeiro, o então secretário inaugurou a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, localizada no Parque Santa Rosa. O equipamento tem capacidade para realizar até 120 consultas médicas mensais e receber aproximadamente 50 pacientes por semana, para avaliação psicossocial. Além do planejamento familiar, a unidade acolhe mulheres com pré-natal de alto risco, que precisam de coleta de Papanicolau, ultrassonografia, implantação de Diu e Implanon.

Também houve lançamento oficial do novo laboratório de análises clínicas em junho de 2022. A unidade, anexa à Santa Casa, realiza aproximadamente 30 mil acolhimentos por mês. 

Ishi ainda garantiu investimentos na Atenção Básica. Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram inauguradas, no Jardim Dona Benta e no Jardim Monte Cristo, e outras quatro UBSs foram revitalizadas, no Jardim Vitória, no Jardim Alterópolis, no Parque Residencial Casa Branca e no Tabamarajoara. Suzano também conquistou o reconhecimento no Programa Previne Brasil.

Novo secretário

Para estar à frente da pasta, foi convidado o médico ortopedista Diego Alves Ferreira, que já presta serviços para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, e assumiu o cargo de coordenador em janeiro de 2017, exercendo a função até o momento.

Em 15 anos de profissão, o novo secretário acumulou experiências  nos Hospitais São Camilo, São Luiz, Cruz Azul, Independência e Luzia de Pinho Melo. “Conheço muito bem a cidade e as características da Saúde do município. Acompanho de perto a gestão do prefeito desde 2017, quando assumi a coordenação da Santa Casa e desde então estou tendo a satisfação de poder contribuir com a qualidade assistencial que é oferecida em Suzano. Cumprimento Pedro Ishi pela parceria e pela condução das atividades nestes três anos. Vamos dar continuidade a esse trabalho”, pontuou.