A faixa anunciando os horários das missas pode ser visualizado do outro lado da praça do Socorro, onde fica a paróquia de mesmo nome. Preocupada em atender o maior número de fiéis possível, a paróquia Nossa Senhora do Socorro vem anunciando horários extras para a celebração da Quarta de Cinzas, momento litúrgico forte no início da Quaresma.

 A Quaresma é um período de quarenta dias de preparação da Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ela começa com a quarta-feira de cinzas e termina no chamado Sábado Santo ou Sábado de Aleluia. Em 2024, irá de 14 de fevereiro até 28 de março.

 A Quaresma é um tempo de Deus dentro do tempo humano. Isto é, um kairós (do grego, tempo oportuno) dentro do cronos ou nossa cronologia humana. Portanto, é vivida como um momento certo para conversão, reflexão, revisão de paradigmas e muito fecundo para mudanças de vida e tomadas de decisão, com base na oração e na entrega profunda a Deus. 

Para esse período, "a Igreja propõe que se vá fundo e se encare o mal que habita em cada um de nós, reconhecendo a necessidade da graça divina para enfrentá-lo e vencê-lo. Um exercício concreto de afastamento de tudo que impede a graça divina de agir em cada pessoa. Para isso, é necessário fazer propósitos e cumpri-los diante de Deus". 

Que propósitos seriam esses? 

Num mundo tão agitado pelas ondas do imediatismo e do consumismo, cabe a cada pessoa refletir o que ou do que pode abrir mão em vista de ter uma proximidade maior com Deus, uma amizade mais intima e fecunda. A figura desse mundo passa, já dizia Santa Teresa D’Ávila, então como desapegar do que nos parece essencial? 

Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Socorro, padre Michel dos Santos, o ideal é começar, desde as coisas mais simples, até chegar nas mais complexas. Segundo ele, nessa reaproximação ou no aprofundamento da relação com Deus, o que conta muito é a firmeza de propósito e a constância. Ele lembra que todos estamos em níveis diferentes nessa caminhada espiritual e nessa relação com Deus. Assim, evitar comparações, mas antes buscar em Maria, mãe de Deus, e nos santos católicos, inspiração, podem ajudar nessa meta. 

“Desejos grandes de mudança podem naufragar.”, diz o religioso. Ele cita, como exemplo, o fumante de três maços diários de cigarros. “No lugar de deixar os três pacotes, por que não diminuir para dois? Com a graça e ajuda de Deus, que tudo vê, em breve constatará que parou de fumar”, completa o sacerdote. 

Para ajudar os fiéis nesses propósitos que costumam ser apresentados individualmente na cerimônia das Cinzas, a paróquia Nossa Senhora do Socorro aumentou a oferta de missas, a fim de que todos tenham essa oportunidade. Na quarta, dia 14, as celebrações com a benção das cinzas serão às 07h, 09h, 12h, 15h e 19h30. 

A Igreja propõe nesse tempo o caminho da pobreza e da privação (o jejum, que não precisa ser só alimentar), a atenção e os gestos de amor pelos mais necessitados (caridade), além de um diálogo filial com Deus (a oração) que nos permite encarnar uma fé sincera, uma esperança viva e um sentido renovado para nossas vidas, completa o padre.