Além de ter diversos cachorros disponíveis para adoção gratuita, o Programa Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema, realiza a castração responsável de animais como cães e gatos de maneira fácil e sem nenhum tipo de taxa.

O serviço pode ser solicitado em boraserfeliz.guararema.sp.gov.br, ao clicar na aba "Castração", onde há um formulário de cadastro em que são solicitadas informações básicas de contato, comprovante de endereço e documento com foto.

Os interessados - que não precisam necessariamente ser tutores dos animais, já que a cirurgia também pode ser realizada nos pets comunitários dos bairros – só precisam ler e concordar com os termos de responsabilidade que constam no site.

A equipe do Centro de Manejo de Populações Animais (Cemapa) entrará em contato para agendar um dia para a palestra também obrigatória sobre "Posse responsável de animais domésticos e das orientações e cuidados pré e pós-cirúrgicos", e após esta etapa será feito o agendamento da castração.

No dia marcado, só será preciso levar o pet no polo do Bora Ser Feliz, que fica na Estrada Romeu Tanganelli, 605, bairro Capoeirinha, e aguardar a realização do procedimento.

 

Adoção

O programa Bora Ser Feliz também promove a adoção gratuita – com acompanhamento pós-adoção- que reúne todos os animais do Canil Municipal. Os mais novos por lá são os brincalhões Mike, Luke, Chico e Cambuci, que estão à procura de um lar.

Fotos deles e dos outros mais de 30 pets disponíveis estão no site boraserfeliz.guararema.sp.gov.br, onde é possível manifestar o interesse em adotar.

Será necessário preencher uma ficha cadastral e então aguardar contato do Cemapa para agendar uma visita presencial no canil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Neste dia, será preciso levar a cópia do RG, CPF e comprovante de endereço (não necessariamente precisa ser de Guararema, e também assinar o Termo de Responsabilidade assumindo responsabilidade pelo pet.


Vacinação antirrábica

A iniciativa também conta com cadastro para a vacinação antirrábica, que pode ser acessado na aba "vacinação" do site oficial. Há um formulário que pede os dados do tutor do animal e a quantidade de cães e gatos que se deseja imunizar.

 

Após esta etapa, basta aguardar o contato da equipe da equipe de Vigilância em Saúde, que agendará um dia para a aplicação da vacina.