Na tarde desta segunda-feira (30), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Arujá, o grupo de contingenciamento de chuvas se reuniu para discutir ações que visam prevenir os impactos causados pelas chuvas. A reunião contou com a presença do secretariado municipal e representantes de entidades como a Sabesp e o Corpo de Bombeiros.

Na ocasião, foram reafirmadas ações que já são conhecidas e já geram resultados, como os bueiros inteligentes (um cesto metálico que capta o lixo jogado nas ruas, que acaba escoando até os bueiros, e permite apenas a passagem da água), a utilização do hidrojato para a limpeza de tubulações, a limpeza de rios, dentre outras ações.

Desde 2021, Arujá conta, por meio do Decreto 7.801, de 27 de outubro de 2021, com o Núcleo de Prevenção de Desastres e Transtornos causados no período de chuvas; este composto por autoridades das Secretarias Municipais, da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos atuantes em casos de emergência.