No mês dedicado à prevenção do suicídio, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado se movimentam em torno da campanha Setembro Amarelo. No Alto Tietê, de acordo com o Centro Paula Souza, há ações nas escolas de Arujá, Santa Isabel e Suzano. 

Na Etec Profª Luzia Maria Machado, em Arujá, na semana passada, entre os dias 4 e 6 de setembro, foi realizado um ciclo de palestras com o objetivo de trabalhar as competências socioemocionais dos alunos e docentes, além de exposição de trabalhos nos murais internos. Entre as palestras, destaque para “Bullying e Cyberbullying”, com a psicóloga Tairine Fernandes, “Acredite em você: Inteligência Emocional, plano de desenvolvimento” com a profissional Ana Cristina Ristow Wolff, e palestras de “Combate ao suicídio”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arujá.

Com foco nos estudantes e colaboradores da escola, a Etec de Santa Isabel receberá no dia 21 de setembro a palestra “Saúde Mental diante das Redes Sociais”, que será ministrada pelo psicólogo Lucas Botelho. O palestrante explora o impacto negativo das redes na vida dos adolescentes e orienta para um uso equilibrado, adaptativo e saudável da internet. 

Na unidade de Suzano, no dia 22 de setembro, haverá ações que incluem um dia de brincadeiras e atividades lúdicas para promover relaxamento e bem-estar, pensamentos positivos, autovalorização e momentos de alegria e interação. No auditório, será preparada uma sala para meditação, relaxamento e reiki, onde os alunos de enfermagem farão a aplicação supervisionada da prática, orientação e condução do relaxamento. 

No pátio da Etec de Suzano, segundo o Centro Paula Souza, será construído uma amarelinha nomeada “Quando bater uma Bad – sinta a emoção da amarelinha”, em que cada casa trará uma dica de como mudar os pensamentos negativos através de ações comuns, como comer algo saboroso, ver um filme ou ligar para um amigo.