A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo promove, neste ano, o Provão Paulista para os estudantes do Ensino Médio. A nova avaliação será aplicada de forma seriada e os resultados estarão disponíveis em novembro. A avaliação poderá ser utilizada como entrada direta para 20 mil vagas nas principais universidades públicas do Estado, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
O secretário da Educação, Renato Feder, afirmou que aquele era um momento histórico, destacando que não estavam apenas proporcionando acesso ao ensino superior, mas também acesso às melhores universidades do país. Ele mencionou que a Educação de São Paulo se orgulhava de liderar esse processo de inclusão.
Segundo a pasta, além do incentivo a entrada no ensino superior, a ação servirá diretamente como combate ao abandono e evasão do ensino médio. No próximo ano, será utilizada uma nota acumulada das provas feitas na segunda e terceira séries do ensino médio. A partir de 2025, serão consideradas as avaliações nas três séries.