O "Programa da Boa Visão" da Prefeitura de Suzano divulgou na última segunda-feira (24) o balanço dos atendimentos direcionados ao público da melhor idade durante a realização de cadastros promovida entre 3 e 21 de julho. No total, 3 mil idosos efetuaram as inscrições e agora devem passar por uma avaliação oftalmológica para, na sequência, receberem os óculos de forma gratuita, caso seja necessário. O trabalho tem o objetivo de verificar se existe alguma doença ou deficiência ocular para tomar a melhor decisão para tratamento e correção.
A iniciativa, conduzida pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e o Fundo Social de Solidariedade de Suzano, recebe o apoio das Secretarias de Saúde e de Educação, sendo que o objetivo é realizar a testagem em 23 mil alunos do G3 ao 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais e estaduais e do sistema Sesi, em suas respectivas unidades.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o recebimento dos óculos pode melhorar o rendimento dos educandos durante o período letivo. "As crianças que sentiam dificuldade em enxergar, agora conseguirão realizar suas atividades rotineiras na escola, sem qualquer dificuldade em relação à visão, o que facilita na absorção e entendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula", comentou.
Já para o titular da pasta de Saúde suzanense, Pedro Ishi, o programa contribui diretamente para uma melhor qualidade de vida dos suzanenses. "Os óculos ajudam a garantir diversos benefícios à população e melhorar a interação, observação, percepção de espaço e de ambientes. Por esta razão, este é um programa fundamental, que não podemos ficar sem", destacou o secretário.
Por sua vez, a dirigente do Saspe e presidente do Fundo Social, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, ressaltou a importância do programa e celebrou o andamento da iniciativa. "Um dos nossos principais deveres é ter o máximo de cuidado e atenção com as necessidades dos munícipes, principalmente o público da melhor idade, que também está sendo beneficiado nesta ação. Esperamos que todos os cidadãos atendidos possam ter mais conforto na realização de atividades simples do dia a dia com o auxílio dos óculos, seja para leitura, assistir televisão ou demais ações corriqueiras", afirmou.