A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, promoverá nos dias 7 e 8 de agosto o seminário internacional "Suzano do Amanhã 5". O evento, realizado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, visa o amplo diálogo a fim de gerar recomendações para a próxima revisão do Plano Diretor e assim também preparar o caminho para o primeiro centenário do município.
A atividade ocorrerá no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884, centro) e será aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia no formulário on-line disponível em bit.ly/suzanodoamanha.
A proposta faz alusão aos cinco anos do atual Plano Diretor de Suzano (Lei Complementar nº 312/2017), que requer atualizações a cada década. O encontro de dois dias receberá sete palestrantes de projeção internacional e outros seis convidados, abordando temas estratégicos que reconhecem a importância do alinhamento do município com as demandas e desafios contemporâneos, especialmente no que diz respeito às emergências ambientais e às evoluções sociais.
Suzano receberá o professor Andreas Matzarakis, da Universidade de Freiburg, na Alemanha. O profissional responsável pelo Centro de Pesquisa em Biometeorologia Humana/ Serviço Meteorológico Alemão (Research Centre Human Biometeorology/ German Meteorological Service) falará sobre "O calor nas cidades na era das mudanças climáticas".
Outra participação internacional será da professora Zaida Muxí Martínez, da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, na Universidade Politécnica da Catalunha (ETSAB-UPC). Ela abordará o tema "Urbanismo e Gênero", com base na experiência desenvolvida no município catalão de Santa Coloma de Gramenet. O evento deve contar com o professor espanhol Josep Maria Montaner, também da ETSAB-UPC, que vai liderar o painel "Habitação e o Modelo de Barcelona".
Entre os convidados também estão o professor e membro honorário da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) Vital Didonet; a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie Loyde Vieira de Abreu-Harbich; o professor e presidente da Comissão de Pós-Graduação da FAUUSP, Eduardo Alberto Cuscé Nobre, e a coordenadora da Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Laura Lúcia Vieira Ceneviva.
O seminário vai contar com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), além do patrocínio das empresas Eicon e Inmov. Para o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, o evento é um marco para o município. "Esse encontro visa a formulação de uma grande carta de intenções do que queremos propor para o próximo Plano Diretor, avaliando o que já foi feito e o que poderá ser aprimorado e colocado em pauta. Em nome da professora Ana Gabriela Godinho Lima, agradeço a parceria da FAU-Mackenzie para a realização desse grande evento que consolida todo o trabalho que desenvolvemos por meio do acordo de cooperação técnico-científico e cultural firmado com a instituição de ensino".
Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou a relevância do planejamento a longo prazo. "Suzano acabou de completar 74 anos, mas nosso objetivo é preparar o município para seu primeiro centenário. O futuro é logo ali, por isso queremos trazer debates importantes que serão indispensáveis para a construção da cidade que buscamos para as futuras gerações".