A Festa do Divino Espírito Santo, que tem como tema neste ano "Fortalecei a Fé e a União nas Famílias", contará com uma variedade de 130 opções de doces e salgados na quermesse. A festividade, que volta a ser realizada após três anos, será de 18 a 28 de maio, no Centro de Integração Profissional (CIP) Deputado Maurício Najar, localizado na Avenida Cívica, s/nº, Vila Mogilar. Segundo o festeiro Josmar Cassola, completando 410 anos é considerado o maior evento em louvor ao Divino Espírito Santo do Brasil.

A quermesse deste ano contará com 27 entidades e com mais de 130 variedades de doces e salgados, e uma decoração informatizada com projetores. Uma novidade na edição de 2023 da Festa do Divino, será o pagamento por meio de um cartão recarregável, que pode ser carregado com cartão de crédito e débito ou pix.

 

Pré-festa

De acordo com Josmar, que atua junto com a esposa Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina, as ações pré-festa são fundamentais para a arrecadação de fundos da festa que começa do zero. "Sempre temos gastos, fizemos o lançamento comercial da festa em setembro. O trabalho é árduo, mas gratificante quando você vê o resultado de cada ação. Graças ao Divino Espírito Santo estamos tendo sucesso em cada ação pré-festa", disse o festeiro.

A Associação Pró-Divino já realizou algumas ações pré festa, como por exemplo novenas preparatórias, chá-bingo, almoço com feijoada e recentemente o jantar de frango de basilicata, que contou com 610 convidados e 90 pessoas trabalhando como voluntários. "Pedimos sim doações, e o que vem ajuda muito a festa e as entidades, mas o principal sempre temos que pagar", contou Cassola.

A última edição completa da Festa do Divino foi em 2019, antes da pandemia de Covid-19. "Não poder realizar a festa nestes anos foi muito frustrante para nossos queridos festeiros, e mesmo assim eles conseguiram fazer o melhor que podiam para o momento. Rezamos muito, demos toda atenção as famílias que necessitaram de acolhimento. A festa perdeu pessoas importantes", pontuou Josmar Cassola, que também foi festeiro em 2012 com sua esposa.

 

Programação

A festa inclui ainda a Entrada dos Palmitos, a participação de grupos folclóricos, procissão, Alvorada com quatro carros de som, café da manhã da Alvorada, e a passeata de bandeiras ao final das novenas. A programação completa, que conta com mais de 60 eventos, pode ser conferida em www.festadodivino.org.br .

Também estão inclusos shows na programação, como no dia 18 de maio (quinta-feira), primeiro dia de festa, com Agnaldo Rayol, e no dia 24 (terça-feira), será a vez de Gabriel Sater. No dia 27 (sábado), o padre Antônio Maria rezará a missa campal, e posteriormente haverá um show com o músico Guilherme Dela Plata.

*Texto supervisionado pelo editor