O trabalho que seguiu durante este sábado, logo após a cidade ter sido atingida por 135 milímetros de chuva em dois períodos distintos da última sexta-feira (10), mobilizou todas as secretarias da Prefeitura de Suzano, além do Fundo Social de Solidariedade.
Uma das ações foi retirar os materiais que se acumularam nas vias públicas. Em razão disso, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou neste sábado (11) os quatro Ecopontos para que a população pudesse descartar itens inservíveis, ao passo que a Operação Cata-Treco, sob responsabilidade da Secretaria de Governo, recebeu o reforço da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos para retirar objetos danificados das casas invadidas pela água.
A soma dessa força-tarefa resultou em 23 atendimentos. Foram recolhidos sofás, cadeiras e demais objetos que não podem ser mais utilizados e terão o destino adequado, como a reciclagem, por exemplo. Já os caminhões da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos estiveram nos bairros Vila Amorim, Jardim Monte Cristo e Jardim Carmem. As equipes realizaram 83 viagens, chegando ao total de 913 toneladas de itens removidos. Os trabalhos seguem neste domingo (12) e devem abranger outros bairros também.
União
Em relação aos Ecopontos, os materiais puderam ser encaminhados às unidades Parque Maria Helena, Marginal do Una, Dona Benta e Boa Vista durante toda a tarde. A exemplo do Cata-Treco, as quatro unidades seguem abertas neste domingo, das 9 às 13 horas.
Para o secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, a abertura das quatro unidades é de fundamental importância. "Os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, mas excepcionalmente disponibilizamos o serviço à população neste final de semana para que todos possam fazer o descarte correto de materiais, como restos de móveis", destacou.
O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou que o reforço do Cata-Treco também fez a diferença. "Estamos ampliando a frota do serviço regular e percorremos os bairros para retirar das casas das pessoas aquele material que não pode ser mais utilizado e que, infelizmente, acabou sendo atingido pela chuva. Estamos empenhados neste trabalho para contribuir com a nossa população", avaliou.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi enalteceu as ações realizadas por toda a administração municipal, que não mediu esforços para minimizar os impactos causados pelo temporal desta sexta-feira. "Tivemos uma das maiores chuvas da história de Suzano e, neste momento, devemos ter todas as atenções voltadas para nossa população e não deixar ninguém sem amparo. Vamos seguir na rua, próximo às pessoas, para contribuir e orientar no que for preciso", definiu o chefe do Executivo.
Os Ecopontos estão localizados na rua Antônio Francisco dos Santos, 186 (Parque Maria Helena), na rua Afonso Nícola Redondo, s/n (Marginal do Una), na estrada Takashi Kobata, 183 (Dona Benta), e na rua Vitor Miguelino, 553 (Boa Vista).