Região - Mais de 40 técnicos e gestores das secretarias de saúde dos municípios do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participaram da "Oficina de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica: estrutura e organização dos serviços", realizada na segunda-feira (6), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP).

O encontro teve como objetivo realizar um diagnóstico dos municípios, levando em conta os serviços farmacêuticos existentes na Atenção Básica e o que pode ser melhorado para subsidiar a construção de um planejamento estratégico visando o fortalecimento dos serviços existentes e implementação de outros necessários.

A oficina contou com a apresentação dos palestrantes Dirce Marques, assessora técnica do Cosems/SP e Felipe Tadeu Santos, da secretaria de Saúde do município de São Paulo. Os profissionais falaram sobre a necessidade de organização dos fluxos de trabalho diante das novas legislações e portarias do Ministério da Saúde, em especial o Instrumento de Referência dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica, publicado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que norteia a estruturação e organização dos serviços da assistência farmacêutica visando o desenvolvimento e a sustentabilidade desses serviços nos municípios.

A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF/SP), Luciana Canetto esteve presente e parabenizou o Condemat e o Cosems/SP pela iniciativa.