Suzano- Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento de Fiscalização de Posturas, com o apoio da Polícia Militar, realizaram a primeira “Operação Saturação” do ano neste fim de semana. Em dois dias de vistorias noturnas pela região central e norte de Suzano, os agentes interromperam as atividades de seis estabelecimentos. Foram inspecionados bares, adegas, casas noturnas e tabacarias nos bairros Jardim Casa Branca, Jardim Colorado, Vila Maria de Maggi, Cidade Miguel Badra, Jardim Varan e Jardim Suzanápolis, além do centro da cidade.

Na sexta-feira (27/01), a operação se concentrou nos bairros próximos ao centro, onde foram efetuadas três autuações com notificação de paralisação temporária de atividades por falta de documentação para o funcionamento. Um desses estabelecimentos foi suspenso em razão de os proprietários serem reincidentes ao descumprir as solicitações feitas anteriormente, e ainda foi aplicada multa por manter o espaço aberto de forma irregular. Já no sábado (28/01), as ações se estenderam para a região norte e outros três locais precisaram interromper os serviços em razão da mesma irregularidade.

A “Operação Saturação” tem o objetivo de combater crimes; verificar irregularidades, incluindo veículos; coibir a perturbação de sossego; e assistir a população em diversas localidades do município de forma sincronizada. São escolhidos pontos estratégicos para verificar se os comércios abertos, carros em circulação e pessoas suspeitas estão em situação legal perante às leis municipais e à Justiça.

O diretor do setor de Fiscalização de Posturas do município, Edson Tavares, ressaltou que o trabalho promovido pelos agentes contribui com a segurança e o bem-estar da população. “Verificamos as irregularidades que podem afetar os moradores, como o funcionamento ilegal de alguns estabelecimentos comerciais. Nos finais de semana há uma concentração maior de pessoas e precisamos ficar atentos para garantir que tudo esteja de acordo com a lei, por isso é muito importante estarmos, juntamente com a GCM e a PM, atuando para garantir a tranquilidade de todos”, afirmou o diretor.

O secretário interino de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, destacou que a GCM tem contribuído com as forças policiais e vem colaborando para o combate ao crime, além de participar de ações da própria prefeitura. “Temos contribuído com a Polícia Militar e a Polícia Civil para tornar a cidade cada vez mais segura, entretanto também atuamos em parceria com demais setores da Prefeitura de Suzano, em determinadas ações, para garantir a segurança de todos os envolvidos, como foi o caso deste fim de semana em que promovemos o apoio para a Fiscalização de Posturas”, declarou o chefe da pasta.

Apreensão de drogas

Ainda na sexta-feira, a equipe Canil da GCM apreendeu 700 gramas de drogas na região norte de Suzano, após patrulhamento preventivo pela rua Ezequiel Correa Machado, próximo à Escola Estadual Professora Yolanda Bassi, no Jardim Alterópolis. Na ocasião, os agentes suspeitaram de um homem que portava uma sacola plástica numa área de mata.

Equipe Canil da GCM apreendeu 700 gramas de drogas
Equipe Canil da GCM apreendeu 700 gramas de drogas - Mauricio Sordilli/Secop Suzano

O indivíduo fugiu, mas antes de escapar jogou o volume no chão, que com auxílio do cão Taurus foi recuperado. Após conferência, foi verificada a existência de 43 papelotes de maconha, 43 invólucros de cocaína, 22 pinos de crack e 17 frascos de lança-perfume. Os entorpecentes foram levados para o 2º Distrito Policial do Boa Vista.