Suzano - A Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano divulgou, na última quarta-feira (28), que a cidade bateu o recorde de alunos inscritos entre as 28 modalidades oferecidas pela Pasta neste ano de 2022. Ao todo foram 17.666 inscrições efetuadas, número 7,7% maior em relação ao último recorde, em 2019, quando foram feitos 16.400 registros de novos alunos. Os dados também englobam iniciativas em diversos pontos do município no campo recreativo e de alto desempenho.

Dentre as modalidades mais procuradas pelos suzanenses, destacam-se os esportes aquáticos, como natação e hidroginástica. As aulas são promovidas pela Associação Suzanense de Esportes Aquáticos (Asea), nas piscinas do Portelão, do Parque Max Feffer e do Suzanão. Atualmente o segmento conta com 6.987 adeptos.

Em seguida, os esportes mais demandados são os relacionados ao futebol, com 2.538 adeptos. As aulas são promovidas pela Liga Municipal de Futebol de Suzano (LMFS), por meio de convênio com a prefeitura, que garante uniformes e equipamentos adequados para a prática do jogo desde a infância até a adolescência. Outros destaques são as aulas de vôlei (900), jiu-jitsu e muay thai (730), basquete (641), judô (515) e skate (400).

Para os atletas de alto desempenho, a secretaria também promove apoio em escala individual e coletiva, conveniando projetos que renderam troféus e medalhas nas artes marciais como judô, taekwondo, jiu-jitsu e sumô, englobando conquistas regionais, estaduais, nacionais e internacionais. A administração também ofereceu as principais praças esportivas ao União Suzano Atlético Clube (Usac), que conseguiu campanha de destaque na terceira divisão estadual jogando no Suzanão, além do Suzano Vôlei, que utilizou a Arena Suzano para retornar à primeira divisão do voleibol brasileiro.

O secretário da pasta, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, apontou que o principal objetivo para esse ano era democratizar o acesso ao esporte. “Trabalhamos para descentralizar as modalidades e os equipamentos a fim de que as pessoas que moram longe do centro não precisem de grandes deslocamentos para ter uma prática esportiva adequada”, comentou.

Para o ano que vem, o foco será ampliar ainda mais as ações promovidas pela administração, independente de parcerias firmadas com outras entidades esportivas. “Temos o intuito de promover novas capacitações técnicas a professores de iniciativas conveniadas, com estudos para implementação de projetos de desenvolvimento do esporte e, de forma mais específica, no desenvolvimento do atletismo local por meio das escolas”, disse Nardinho.