O Hospital Santana, da Hapvida NotreDame Intermédica, está intensificando as atividades do Canal Conte Comigo, que ganha força dentro da programação do Janeiro Branco, mês dedicado ao movimento social voltado à construção da saúde mental na vida das pessoas.

A psicóloga Camila Campos, que atua na instituição de saúde localizada em Mogi das Cruzes, explica que a meta do Canal é percorrer todos os departamentos da unidade, identificando possíveis casos que precisam ser analisados por profissionais especializados e oferecendo todo suporte clínico necessário aos colaboradores.

A medida, segundo ela, tem reflexos muito positivos no atendimento disponibilizado aos beneficiários do Hospital Santana. Os casos mais comuns, relata a psicóloga, são ansiedade, depressão e Burnout (distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico). A prevenção sempre é a busca maior da atividade.

A pandemia, ressalta, trouxe a carência da reaproximação social e, ao mesmo tempo, colocou holofotes sobre a importância de cuidar das emoções. Os problemas são praticamente os mesmos em relação aos colaboradores.

Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

Camila explica que pensamentos recorrentes de tristeza, ausência da percepção individual da existência e fugas como o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas podem acender a luz vermelha sobre a questão do equilíbrio mental, levando à necessidade da procura imediata de um profissional.