A primeira semana de 2023 já começa com chuvas em todo Estado de São Paulo, é o que alerta a Defesa Civil de SP. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), entre esta terça-feira (3), e sexta-feira (6), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Sul do País.

O destaque e atenção ficam voltados para a região do Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, com acumulado esperado de 200 mm. Na capital, Região Metropolitana, Campinas, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente o acumulado deverá ser de 120 mm.

Já em Araraquara, Barretos, Franca, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba o acumulado será de 180 mm. As chuvas dos últimos dias deixaram o solo bastante encharcado, com isso existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e inundações. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

Para obter mais orientações, a Defesa Civil mantém o aplicativo "Alerta SP", disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.