Região- A campanha "Dezembro Vermelho", que visa a conscientização e prevenção ao HIV, vírus que causa a Aids, e outras infecções sexualmente transmissíveis, teve seu início no primeiro dia deste mês, Dia Mundial da Luta contra a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, quem possui o vírus do HIV tem garantido por lei o tratamento gratuito. As Prefeituras do Alto Tietê realizam ações para a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV.
Em Mogi das Cruzes, a ação teve início no dia 1, através da Campanha Fique Sabendo, campanha de mobilização estadual promovida para intensificar a realização de testes e exames para detecção do vírus HIV e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. A testagem gratuita poderá ser realizada na própria Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS-2) ou em qualquer outra unidade básica de saúde. De acordo com a Prefeitura, uma das metas da campanha é a testagem em unidades da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária que optarem por aderir ao projeto.
Mogi vem apresentando queda no número de casos com o vírus, sendo 66 casos neste ano (até 01/12), comparados a 76 casos em 2021. A Prefeitura espera realizar 500 testes semanais, em média, durante a campanha.
Em Suzano, a Secretaria de Saúde informou que vem intensificando a realização de testes gratuitos de HIV e sífilis desde o dia 28 de novembro. A testagem está ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família e também nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A ação especial ocorrerá durante todo o mês de dezembro. A rede municipal também conta atendimentos do Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Este ano, foram registrados, no município, 55 casos de pessoas com HIV.
Itaquaquecetuba também iniciou a campanha Fique Sabendo, que conta com orientações relacionadas a prevenção ao HIV e sífilis, além da distribuição de preservativos e realização de testes rápidos. Na campanha, um dos objetivos, segundo a administração municipal, além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, é reduzir o contágio, em especial a transmissão vertical, que ocorre de mãe para filho na gestação, parto ou amamentação. De acordo com a Prefeitura de Itaquá, a campanha acontece em todas as UBSs de segunda a sexta, das 7 às 16 horas.
Já em Poá, a campanha Fique Sabendo, além do atendimento em todas as UBS do município até hoje, contou com uma ação pontual na estação da CPTM no dia 1º, com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e com a entrega de kits de prevenção e orientação para IST's. A mesma ação será promovida também hoje na Estação Calmon Viana.
Em Ferraz de Vasconcelos, todas as UBSs estão com ações programadas de palestras, rodas de conversa e tira dúvidas. Até hoje, as Unidades de Saúde, o Ambulatório de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro Integrado de Assistência à Saúde da Mulher e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) vão oferecer gratuitamente o teste rápido, das 8 às 16 horas.
Em Arujá, segundo a Prefeitura, será realizada hoje uma roda de conversa, conduzida por psicólogos e profissionais da saúde, na Escola Municipal do Empreendedorismo 4.0, das 8 horas ao meio-dia.
Em Santa Isabel, serão realizadas palestras, distribuição de preservativos, avaliações de saúde bucal, atendimento médico, entre outros serviços, em todas as UBSs do município. Na Praça 8 de Julho, será realizada uma caminhada de conscientização sobre o vírus do HIV, na tarde de hoje. Também estará disponível no local, testagem rápida e gratuita.
*Texto supervisionado pelo editor.