Ferraz - O Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida, instituição social que atua há mais de 30 anos na cidade, iniciou ontem (12) o projeto Jantar Solidário, em alusão à Ceia de Natal, que serão servidos nos Centros de Juventudes (CJs). Cerca de 800 pessoas em situação de vulnerabilidade devem participar dos jantares com decorações natalinas, e o cardápio estabelecido por cada unidade. Segundo Filipi Lima, um dos orientadores do Serviço Promocional, o evento deve reunir mais de 450 famílias em uma única celebração das festas de final de ano, levando a eles a leveza Natal. Os jantares ocorrerão até o próximo sábado (16).
Os jantares voltam depois de dois anos com ações pontuais e individualizadas, segundo Lima, atendendo os CJs, que são conveniados à Prefeitura de Ferraz como Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O jantar de abertura foi realizado ontem no CJ Santo Antônio, a partir das 18 horas, e hoje (13) acontecerá no mesmo local e horário. "Diferente da maioria das nossas ações para as famílias, que são durante o dia, desta vez realizaremos os jantares em horário noturno, com lindas decorações natalinas feitas pelas crianças e adolescentes atendidas nos serviços", disse o orientador.
Os jantares serão promovidos para famílias já cadastradas e matriculadas nos serviços, que poderão levar pessoas que vivam na mesma residência, segundo Lima. As famílias cadastradas nos Centros de Juventude aptas a receberem os auxílios são encaminhadas através do convênio com a Prefeitura, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Também receberão os jantares os CJs Angelina (núcleos 1 e 2), Margarida e São Luís.
Lima disse ainda que mesmo com o convênio com a Prefeitura, o recurso é insuficiente, e eles contam com doações. "Ainda aceitaremos doações para os jantares, pois também entregaremos cestas para as famílias mais vulneráveis", disse. As doações podem ser feitas diretamente nos espaços ou via PIX para o CNPJ 58.477.555/0001-09
Voluntáriado
O Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida atua há 33 anos em Ferraz de Vasconcelos, atendendo bairros periféricos da cidade com acolhimento para famílias em situação de vulnerabilidade. Na última sexta-feira (9), foi realizada a entrega de três decorações no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, instaladas no piso térreo. A ação foi promovida por meio do grupo de voluntários do hospital. (F.O.)