Viajar é um dos maiores prazeres da vida, mas uma viagem segura e sem preocupações exige uma certa dose de planejamento. Para além de escolher um destino, comprar os voos, reservar estadias, e fazer um roteiro, é necessário comprar um bom seguro de viagem antes de partir numa nova aventura. Mas por que é tão importante comprar um seguro de viagem em 2023? E o que pode ser feito para poupar na compra do seu próximo seguro de viagem?

É cada vez mais arriscado viajar

Segundo o website de informação médica WebMD, viajar tem um efeito positivo comprovado no bem-estar e saúde mental. Vários estudos concluíram que viajar ajuda a reduzir o stress e a aliviar os sintomas de doenças mentais como a depressão ou ansiedade. Conhecer um novo país ou localidade também é bom para o nosso cérebro, já que fortalece a sua aptidão cognitiva e saúde mental.

Viajar, no entanto, é mais arriscado do que nunca. Não devido a uma maior incidência dos desastres aéreos ou dos crimes contra turistas. Na realidade, viajar é um risco porque está ficando cada vez mais caro e porque a incidência de voos adiados ou cancelados se encontra em alta. Assim, é relativamente provável que turistas viajando sem seguro de viagem percam uma parte (ou a totalidade) do dinheiro que investiram em suas férias.

Segundo o website Business Insider, o preço médio de um bilhete de avião aumentou 40% entre setembro de 2021 e setembro de 2022; outras estimativas apontam para um aumento próximo dos 43%. Mesmo os dados mais conservadores (como aqueles partilhados no website da CNBC) revelam que o preço médio dos bilhetes de avião aumentou 25% em 2022, superando assim o aumento generalizado da inflação. Todas as evidências apontam para que esta tendência se continue a verificar em 2023.

A crescente popularidade dos seguros de viagem

Por outro lado, é notório que os consumidores estão cada vez mais bem informados relativamente aos riscos financeiros relacionados com viagens. Existem cada vez mais pessoas que não dispensam um seguro de viagem antes de saírem de suas casas, muito possivelmente devido à pandemia do Coronavírus. Viajar em tempos de COVID-19 é mais arriscado do que nunca, já que qualquer voo pode ser cancelado no caso de se dar um surto repentino no país de origem ou destino.

Outra preocupação central dos consumidores, apontada num artigo publicado pela revista Forbes, diz respeito à crise econômica pós-pandemia. A instabilidade financeira e geopolítica inspira muitos turistas a comprar seguro de viagem mesmo em viagens mais curtas; a ideia passa por prevenir qualquer espécie de imprevisto e salvaguardar o investimento feito em bilhetes de avião ou reservas de hotel.

Como poupar na compra de um seguro de viagem

Não existem dúvidas que é mais importante do que nunca comprar um seguro de viagem. Contudo, nem todas as seguradoras para turistas oferecem preços tão justos quanto possível.

Felizmente, existem algumas maneiras de poupar no seguro de viagem:

Utilize um bloqueador de rastreador ao comprar online

Uma das melhores maneiras de poupar em um seguro de viagem passa por utilizar um bloqueador de rastreador ao comprar online. Este truque, de resto, é extremamente útil para realizar qualquer gênero de compra online.

Comprar online pode ser muito confuso porque muitos sítios web "bombardeiam" seus usuários com anúncios personalizados. Devido ao uso de rastreadores, os websites sabem quais são as suas preferências, quais são os produtos que você procura, e qual é o seu histórico de compras. Um bloqueador de rastreador ajuda-o a acabar com os anúncios personalizados e assim comprar o seguro de viagem adequado com mais tranquilidade.

Escolha um pacote de seguro de viagens personalizado

Onde existe procura, também deve existir oferta. É uma lei fundamental da economia que vem se re-comprovando ano após ano. O supracitado crescimento da procura por seguros de viagem levou à criação de novos serviços de seguros perfeitamente adaptados à realidade atual. Nos Estados Unidos, estes são denominados de insuretechs (seguradoras tecnológicas).

A principal vantagem de comprar um seguro de viagem num destes novos serviços é a da customização. Devido a suas interfaces extremamente detalhadas, as companhias de insuretech permitem que seus usuários gastem dinheiro apenas nas opções de seguro que desejam comprar.

Optar por um pacote de viagens vantajoso

Com o crescimento das tecnologias de informação, cada vez mais pessoas organizam suas próprias viagens. No entanto, ainda existem muitos pacotes de viagens que podem ser extremamente vantajosos para turistas. Ainda que este seja um modelo de "velha guarda'', a verdade é que alguns pacotes de viagens são não só muito acessíveis como permitem poupar na aquisição de um seguro de viagem.

Se as companhias de insuretech se destacam pela personalização, as agências de viagens se destacam pela inclusão—reunindo todas as necessidades de viagem num só pacote. Naturalmente, é importante pesquisar com cuidado para encontrar as melhores ofertas do mercado.

Conclusão

Não existem maus momentos para viajar: é algo que dá qualidade de vida e vale sempre a pena! Contudo, o momento atual é pouco propício para viajar sem seguro. Para não arriscar perder dinheiro em suas próximas férias, não se esqueça de comprar um seguro de viagem.