O governo do Estado, por meio de decreto na última sexta-feira (25) no Diário Oficial, recomenda a partir de hoje (26), a volta do uso obrigatório de máscaras em transportes públicos, visando conter o avanço dos casos de Covid-19. A decisão, segundo o Estado, vai ao encontro das análises técnicas promovidas pelo Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Prefeituras do Alto Tietê já acataram a recomendação do Estado, enquanto outras analisam a medida.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, a partir deste sábado (26), o uso de máscaras faciais volta a ser obrigatório nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque no município, seguindo as diretrizes do Estado.

Itaquaquecetuba também acatou a recomendação e tornou obrigatório o uso de máscara na frota municipal a partir de hoje, assim como Ferraz de Vasconcelos.

Santa Isabel informou seguir as decisões do Comitê Científico, e vai retomar a obrigatoriedade do uso das máscaras em todo o transporte público e nos serviços de assistência de saúde - que já vigorava. A Prefeitura também recomendou que o uso ocorra em locais com concentração e aglomerações de pessoas, principalmente àqueles que tenham comorbidades.

Em nota, a Prefeitura de Suzano declarou já estar trabalhando em um decreto seguindo as orientações do Estado. Biritiba Mirim afirmou que também vai proceder em conformidade com o governo estadual.

Poá, porém, afirmou que a questão está sob análise entre as Pastas responsáveis, e o uso segue obrigatório nas unidades de Saúde. Já Guararema comunicou que, por ora, somente mantém a recomendação do uso de máscaras nos coletivos. Já a Prefeitura de Arujá reforçou a determinação do decreto municipal que vigora desde o dia 25 de março deste ano, que obriga a utilização da máscara nos transportes públicos.

Avanço da doença

Segundo dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do começo da pandemia até o anteontem (24), foram 6.182.046 de pessoas contaminadas pela Covid-19 em todo o Estado, e 176 mil óbitos, com uma taxa de letalidade de 2,8%. Na região, segundo o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), do início da pandemia até o dia 24 deste mês, são 223.062 casos confirmados e 6.086 mortes. Somente no espaço de 24 horas do dia 23 para o dia 24, 355 casos haviam sido confirmados na região. Desde o começo do mês até o dia 24, foram 4.668 pessoas contaminadas, enquanto que no mesmo período de outubro, haviam sido apenas 186 confirmações da doença no Alto Tietê.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde enfatizou que a população acima de 18 anos tome as doses de reforço da vacina. Segundo o órgão, ainda são 10 milhões de pessoas sem a primeira dose de reforço e 7 milhões sem a segunda.

*Texto supervisionado pelo editor.