No domingo, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra, e todo o mês tem ações voltadas para a valorização e preservação da cultura afro. A data é feriado em cidades do Alto Tietê, como Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, e pela primeira vez em Mogi das Cruzes, que preparam ações alusivas a data, assim como Santa Isabel.
Em Mogi, o feriado foi decretado em 2021, e as ações já vem sendo realizadas. A administração municipal destacou a exposição "Gente de Cor", em cartaz no Centro Cultural desde o dia 10 de novembro. A visitação ocorre até o dia 30, é de segunda a sábado, a partir das 9 horas, e é gratuita. Além disso, entre os dias 7 e 13 deste mês foi realizada a 8ª Semana do Hip Hop com 15 ações culturais programadas, distribuídas entre a Casa do Hip Hop, Espaço de Arte e Cultura de Cezar de Souza, Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), Parque Botyra Camorim Gatti, Theatro Vasques e o Terminal Central.
Já em Itaquá, o feriado foi instaurado em 2014. Em comemoração à data, a Prefeitura elaborou um cronograma que teve início anteontem (16) e vai até o dia 30, com exposição de personalidades negras, palestra sobre racismo estrutural, concurso de beleza negra, entre outros. No Dia da Consciência Negra (20), a avenida João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia, receberá mais uma edição da Avenida Cultural, com atividades temáticas das 10 às 17 horas.
Em Suzano, a data é feriado desde 2009. A Secretaria de Cultura preparou ações divididas em seis espaços culturais, que começaram no dia 6 e seguem até o dia 27. Para o Dia da Consciência Negra, está prevista um festival de atrações no Parque Max Feffer, das 10 às 16 horas, incluindo apresentação de roda de capoeira Baraúna, uma aula aberta de dança urbana e uma série de apresentações musicais, entre elas: Gêmeos MCs, Wylmar Santos e OmiAye; Preto W.O.; Big Jam; e o rapper Dum Dum, do grupo Facção Central.
A Prefeitura de Santa Isabel programou uma roda de samba e pagode no domingo (20), das 20 às 22 horas, na Praça da Bandeira, com a participação do grupo isabelense Kurtindo . Já em Ferraz, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Inês Batista Camilo Gurgel, no Núcleo Itaim, iniciou diversas ações educativas. Os estudantes do 9° ano do ensino fundamental participaram de uma exposição sobre personalidades negras com estátuas vivas e dança africana, aulas de história sobre a escravidão no Brasil e a luta antirracista, além da montagem de quebra cabeça com frases antirracistas nas salas de aula.
A Secretaria de Educação de Ferraz iniciou na semana passada um cronograma de visitação nas unidades que participam do Projeto Cultura Afro-Brasileira, em que cada escola ficou responsável pela criação de conteúdo sobre uma personalidade da cultura afro-brasileira. Desde ontem (17), a mostra será realizada na estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Ferraz.
*Texto supervisionado pelo editor.