Mogi - A Prefeitura realizará, a partir do dia 1º de dezembro, a Operação Verão 2022/2023. A ação é voltada ao atendimento a urgências e emergências causadas pelas chuvas e ocorre até o dia 31 de março, com a participação de toda a estrutura da administração municipal, além de órgãos estaduais e empresas concessionárias.

Durante o período da Operação Verão, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações são prioridade. Na última sexta-feira (18), foi realizada uma reunião preparatória, na Escola de Governo e Gestão, com a participação de representantes de secretarias e órgãos envolvidos.

O trabalho da Operação Verão é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP.

Nos meses da operação, a Defesa Civil de Mogi mantém ainda contato contínuo com a Defesa Civil do Estado para o acompanhamento das condições climáticas e para o planejamento de ações. O monitoramento das áreas de risco também é intensificado.

O município não possui áreas com risco iminente de deslizamento. As 12 áreas que existem atualmente são particulares e regularizadas. Elas são acompanhadas pela Defesa Civil. O trabalho também é feito nas 14 áreas com risco de inundação e nos locais em que podem ocorrer alagamentos. Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199 (Defesa Civil), e 153 (Central Integrada de Emergências Públicas-Ciemp). Os dois atendem 24 horas por dia.

Prevenção

No período anterior à temporada de chuvas e à Operação Verão, a Prefeitura de Mogi das Cruzes desenvolve uma série de ações de prevenção para minimizar os problemas causados pelas chuvas. Entre os meses de janeiro e setembro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana realizou a desobstrução de 4.226 metros de galerias de águas pluviais, a manutenção ou implantação de 1.186,2 metros de sistemas de drenagem e de 1.780 unidades de equipamentos de drenagem. Além disso, foi feita roçada e limpeza em 422.792 metros quadrados de córregos e valas.

Já a Secretaria Municipal de Segurança conta com uma estrutura de fiscalização específica para evitar a ocupação irregular de Áreas de Risco ou de Proteção Ambiental, como beiras de rios e áreas próximas a encostas. A ação também conta com a participação da Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal, que atua nas questões de preservação ambiental e também para evitar ocupações irregulares. O trabalho é feito em conjunto com a Patrulha Rural, que tem como foco as regiões mais distantes do município.