Itaquá - O efetivo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana passa a contar com dez motocicletas do modelo Honda XRE 300 para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de um drone e 40 radiocomunicadores.

As motocicletas, de acordo com a Prefeitura, são próprias para uso urbano e terrenos acidentados. Serão usadas diariamente em ações preventivas, operações em locais de difícil acesso e para o patrulhamento em grandes avenidas.

Os GCMs das Rondas Táticas com Motocicletas (Rotam) são devidamente habilitados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "As novas aquisições fazem parte do esforço da gestão para agilizar e melhorar a atuação no patrulhamento e atendimento de ocorrências", destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Os radiocomunicadores são modernos e para uso diário. "Como não são fixos nas viaturas, permitem um maior emprego da tecnologia, já que cada GCM em serviço pode ter seu radiocomunicador. O alcance é potencializado porque se utiliza dos mesmos recursos de telefonia celular", explicou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.

Com relação ao DronePol, quatro guardas foram habilitados em um curso realizado na cidade de São Paulo. O equipamento possibilitará imagens para melhor aplicar o policiamento em atividades de grande público, como em eventos.

O drone também será utilizado para mapear e monitorar áreas que vêm sofrendo com desmatamento, formação de loteamentos clandestinos e deve permitir a melhoria das ações de combate ao tráfico de drogas.