O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo comemora, hoje (21), 25 anos de atuação de seu escritório no Alto Tietê. Durante esses anos, a entidade, cujo objetivo é auxiliar no desenvolvimento de empreendedores e micro empresas, avançou em vários setores e atende, atualmente, 140 mil clientes entre pessoas físicas e jurídicas na região, como conta a gerente regional Gilvanda Figueiroa.
Segundo ela, o Sebrae progrediu nas cidades de forma conjunta, firmando parceria com poderes públicos e entidades da sociedade civil. "Temos uma grande rede de parceiros no Alto Tietê, parceiros estes que vão desde todos os governos municipais e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), como todas as entidades representativas da sociedade civil, ONG, OSC, entre outros. É um rede em constante expansão para gerar resultados em ações que buscam o desenvolvimento regional como um todo", explicou.
Com isso, a gerente avalia que o Alto Tietê é um polo para a implantação de empresas e geração de negócios, além de contar com uma boa localização geográfica. "A região possui equipamentos públicos e privados para atender o empreendedor, e há representatividade institucional". E complementou dizendo que "a economia é forte e capaz".
Desta forma, o Sebrae atua em diversas frentes e promovendo diferentes programas. "Criamos projetos e ações nas quais aplicamos toda a gama de contratos que o Sebrae atualmente tem, como por exemplo, a capacitação técnica para geração de renda (Senai, Senac, Senar, IBS), Inovação, Transformação Digital, Startups, Programa Agente Local de Inovação, Educação Empreendedora, Capacitação de Agentes Públicos e muitos outros", ressaltou Gilvada.
Em paralelo, ela afirmou que neste ano a empresa investiu mais de R$ 8 milhões para a realização de programas e projetos. "Esse investimento resulta em cooperativas mais organizadas, clientes capazes de gerar sua renda a partir de capacitações técnicas, vocações regionais como Turismo e Agricultura fortalecidos", complementou.
Gilvanda também apontou que um desafio constante é acompanhar as mudanças da sociedade, bem como o perfil dos clientes, mas, principalmente, promover uma inclusão produtiva de geração de renda. "Empreender ainda concorre com benefícios e o empreendedor que está nessa situação de depender de benefícios do estado muitas vezes pensa que o Sebrae não é para ele. O Sebrae é para todos. Temos produtos e processos de atendimento para todos os perfis de clientes. O Sebrae é a casa do empreendedor brasileiro!", destacou.
Assim, superando os desafios, o Sebrae segue com planos para ampliar sua presença nos setores da economia local, criando mais acessos e possibilidades no mercado aos seus clientes, além de fortalecer a cadeia produtiva regional. "Atuar fortemente para gerar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade porque empreender é porta de saída", concluiu Gilvanda Figueiroa.
Aniversário
Amanhã, quando o Sebrae completa seus 25 anos, será realizado, no Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg (Cemforpe), uma celebração com a presença de parceiros e clientes, a partir das 18 horas. Na ocasião, serão discutidos os avanços da instituição e as projeções para o futuro.
*Texto supervisionado pelo editor