A campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) avança para mais uma etapa na região. Cinco cidades anunciaram ontem o início da vacinação para bebês com comorbidades, com idade entre seis meses até 2 anos. Em Santa Isabel, por exemplo, a imunização terá início hoje (17), das 7 às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde I - Prefeito Ilário Dassiê, localizada na rua Prefeito José Basílio Alvarenga, 930, bairro Brotas. Para vacinação de crianças com comorbidades domiciliadas ou acamadas, é preciso entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima à residência e realizar o agendamento.
Os documentos necessários para a aplicação da dose em Santa Isabel são: carta médica indicando a comorbidade da criança, cartão de vacina, CPF e Cartão do SUS.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Saúde, também inicia hoje a vacinação, em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - Margarida, Vila São Paulo e Santo Antônio, das 8 às 16 horas, e no Centro de Saúde II (CSII) Mário Margarido, das 8 às 20 horas. A princípio, apenas para crianças com comorbidade, que devem apresentar laudo médico ou receita médica com validade de até seis meses, além da certidão de nascimento. Entre as comorbidades estão diabetes, síndrome de down, doenças pulmonares crônicas graves, cardiopatias, doenças renais e imunossuprimidos.
A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, fará a imunização em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. No entanto, 30 minutos antes do encerramento do expediente, a imunização abrirá para todo o público desta faixa etária, por meio da xepa, ou seja, com as doses remanescentes do dia. De acordo com informações do departamento, inicialmente, 200 doses do imunizante serão aplicadas no público-alvo. Mais informações com o Departamento de Vigilância em Saúde, pelo telefone 4639-9121.
Em Suzano, o atendimento deverá ocorrer em seis unidades de saúde sem agendamento prévio. Para receber a primeira dose será necessário apresentar receita ou relatório médico que ateste a comorbidade da criança. O imunizante estará disponível na UBS Prefeito Alberto Nunes Martins - CS2 (avenida Paulo Portela, 205, centro); UBS Professor João Olímpio Neto (rua Getúlio Moreira de Souza, 837, Parque Residencial Casa Branca); UBS Stelina Maria Barbosa (rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125, Miguel Badra Alto); UBS Vereador Octacilio de Carvalho Schiavi (rua Presbítero Benedito de Oliveira, 35, Jardim Dona Benta); UBS Palmeiras (rua Crispim Adelino Cardoso, 137, Recanto Feliz); UBS Tabamarajoara (rua Sebastian Rossel Garcia, 40, Tabamarajoara). O atendimento deverá ocorrer de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.
Para a aplicação da dose em Suzano também será exigida a apresentação de documento médico que ateste a comorbidade da criança, além de documentos pessoais.
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no domingo (20) o Vacinaço Contra a Covid-19 para atualização da caderneta de vacinação. O Vacinaço vai abranger todos os moradores que estão com doses atrasadas, inclusive os novos grupos: 4ª dose para maiores de 18 anos e para bebês de 6 meses a menos de 3 anos com comorbidades. Esta última liberação ocorreu na quarta-feira (16), após atualização das recomendações para imunização do governo do Estado.