O aumento dos casos de Covid-19 na região, como noticiado no último sábado (12) pelo Grupo Mogi News/Dat com base nos dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), pode estar associado ao surgimento de novas variantes do coronavírus. Além da flexibilização, de acordo com Adriana Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, o principal fator que pode justificar o atual aumento das infecções se deve às novas variantes da coronavírus.
Segundo Adriana, "a situação epidemiológica de cada município está sendo monitorada e se houver necessidade as cidades têm autonomia para adotar as medidas pertinentes". Um exemplo é o retorno à utilização das máscaras, o que, de acordo com ela, todos os municípios estão estudando e a expectativa é de que haja uma ação regional.
A especialista afirmou ainda que, mesmo com o abrandamento da pandemia, a doença passou a ser uma realidade no cotidiano da população. "O cuidado e a preocupação com a Covid-19 devem ser permanentes e é de fundamental importância que a população aprenda a conviver com este mal e mantenha a etiqueta respiratória, os cuidados de higiene, o uso de máscara em locais de aglomeração e o isolamento, em caso de confirmação da doença.", comentou.
Adriana explicou que a vacina "continua ser a nossa principal arma contra a Covid-19", e que "é fundamental que a população procure o serviço de saúde do seu município e tome as doses de reforço". A partir de hoje cidades da região iniciam a vacinação de crianças a partir dos seis meses até três anos com comorbidades.
A atenção ao número diário de casos de contaminados continua a ser uma das ferramentas para acompanhar a evolução da doença, bem como para se criaram políticas de contenção da disseminação do vírus. "É preciso ter consciência de que não devemos esperar o surgimento de novas variantes para agirmos com cautela", destacou a coordenadora da Câmara Técnica.
Coronavírus no Alto Tietê
Como noticiado no último final de semana, somente entre o dia 1 e 10 de novembro, 563 casos de infecção pela Covid-19 foram confirmados no Alto Tietê. Entre os dias 10 (quinta-feira) e 11 (sexta-feira), último dado disponível pelo Condemat até o fechamento desta reportagem com base nas Vigilâncias Epidemiológicas das cidades, 246 casos foram confirmados, sem registro de óbitos.
Desde o começo da pandemia até o dia 11 deste mês, foram registradas 218.957 confirmações de infecção pelo vírus e 6.084 mortes. No mesmo período, ao todo, 194.768 pessoas conseguiram se recuperar da doença.
*Texto supervisionado pelo editor.