Alto Tietê - A Campanha "Novembro Azul", voltada à prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina, tem ações promovidas pelas Secretarias de Saúde da região. Iniciativas com caráter educativo, que incluem mutirões de exames não-invasivos buscam coibir a tendência de alta registrada desde 2021 em algumas cidades.

Em Mogi das Cruzes, a prefeitura está desenvolvendo a campanha "Novembro Mais Azul" nos postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) com rodas de conversa nas salas de espera. Em 2021, 1.005 pacientes foram atendidos em consultas oncológicas na cidade, e neste ano, até o mês de agosto, o total é de 976 - o que apresenta viés de aumento.

"Homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista nem tenham feito procedimento diagnóstico nos últimos 12 meses podem solicitar exame de sangue PSA, bastando procurar a unidade mais próxima de sua residência para ter orientações", informou a Prefeitura.

A Prefeitura de Suzano, por sua vez, realiza desde ontem ações nas Unidades de Saúde da Família (USF), com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, coleta de sangue para exame PSA e palestras. O primeiro evento aconteceu na unidade Jardim Europa e vai até o dia 26 de novembro, nas unidades Vila Fátima e Miguel Badra Baixo. Segundo a Prefeitura, no ano passado foram 42 casos de câncer de próstata detectados, e neste ano, já são 54 pacientes.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba deve realizar palestras de conscientização e exames como coleta de PSA, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, nas unidades básicas de saúde (UBSs), exceto na USF Josely. "Serão realizados exames de check-up para diagnosticar o câncer de próstata em homens com ou sem sintomas", explicou.

Em Guararema, a administração municipal informou que fará ações nas salas de espera das unidades de saúde, com palestras voltadas ao público masculino, bem como testagem rápida de PSA para homens a partir dos 40 anos. Em 2021, foram cinco casos, que subiram para seis casos neste ano.

Ferraz de Vasconcelos confirmou 13 casos em 2021, e 11 já neste ano. No mês, as UBSs farão palestras. "Ainda há muito tabu entre os homens. Acreditamos que a informação é a ferramenta mais importante para a prevenção", afirmou Clécio Gonçalves, secretário de Saúde.

No Estado

A Secretaria de Estado da Saúde informou por nota que neste mês os Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME) deverão promover ações especiais de conscientização com palestras envolvendo urologistas, além de reforço nos atendimentos voltados à saúde masculina, e com o programa permanente "Filho que Ama leva o Pai ao AME", com atendimentos para cardiologia e urologia.

A Pasta estadual contabilizou 8,3 mil atendimentos de câncer de testítulo e, até agosto deste ano, 5,4 mil atendimentos. Atendimentos de exame preventivo foram 240,2 mil no ano passado, e 157 mil até agosto de 2022.