Mogi- Pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias para receber a vacina contra a paralisia infantil deve procurar uma unidade de saúde mais próxima nesta semana. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite termina na próxima sexta-feira em Mogi das Cruzes e a imunização é fundamental para proteção das crianças e para evitar a volta da doença em nosso país.
A vacina ministrada durante a campanha é em gotas e está disponível em qualquer Posto de Saúde ou unidade da Estratégia Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. É necessário levar a caderneta de vacinação para conferência e documento pessoal da criança.
Apesar de amplos esforços, o índice de cobertura da vacinação contra a paralisia infantil em Mogi das Cruzes está abaixo de 60% - o Ministério de Saúde preconiza 95%. O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, bem como garantir que os jovens recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). "É fundamental que os responsáveis levem suas crianças ao Posto de Saúde mais próximo para receberem a vacinas contra paralisia infantil e também para verificar eventuais necessidades de atualização de outras doses", alertou a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes.
Na próxima semana, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, as unidades de saúde estarão fechadas. No dia 31/10, devido ao Dia do Servidor Público (que foi transferido de 28 para 31) e nos dias 01 e 02/11 por conta do Dia de Finados. O atendimento à população será retomado na quinta-feira (03/11).
Itaquá
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba está reforçando as aplicações da vacina contra poliomielite. Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado anteontem, a Pasta aproveitou a ocasião para reforçar que daqui uma semanatermina o prazo de prorrogação da campanha tanto de polio como de multivacinação.
"Nosso objetivo é alcançar o maior número de crianças e adolescentes que por algum motivo não receberam os imunizantes necessários", disse a secretária de Saúde, Ariana Julião. A vacina contra a polio é direcionada às crianças menores de cinco anos e a multivacinação para adolescentes de até 15 anos.
Atualizar a situação vacinal aumenta a proteção contra doenças imunopreveníveis, evita surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. "A prorrogação da campanha até 31 de outubro é mais uma oportunidade para que os pais e responsáveis contribuam com o processo", acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
A vacinação ocorre nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h, exceto no Josely e Caic.É necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência, de vacinação e estar acompanhado pelo responsável legal.