A sensação de fraqueza pode estar asssociada a dor e cansaço excessivo após um treino intenso ou alguma atividade repetitiva. A fraqueza ou fadiga muscular ocorre quando as fibras musculares ficam lesionadas e necessitam de recuperação, o que consequentemente diminui a força.

Pensando nisso, apesar de ser mais frequente em atletas, pode acontecer em qualquer pessoa que faça um esforço maior que sua capacidade. Por isso, é importante que os músculos afetados descansem para aliviar a fraqueza e aumentar a disposição.

Ademais, também é fundamental evitar treinar o mesmo grupo muscular dois dias seguidos, pois isso pode dificultar a recuperação. As causas da fraqueza muscular são diversas, desde um resfriado até casos mais graves. Algumas delas são: a falta de atividades físicas, que faz com que os músculos acabem perdendo volume, força, e fiquem mais propenso a sofrer lesões. Além do sedentarismo, o problema também pode ocorrer em idosos e pessoas que passaram muito tempo sem poder se movimentar.

Os exercícios físicos são essenciais para a saúde, porém, devido ao grande esforço durante um treino, os músculos ficam cansados e enfraquecidos. Sobrecarregá-los também aumenta os riscos de lesões mais graves. Com o envelhecimento natural do ser humano, a medida que os anos passam as fibras musculares perdem a força e tornam-se mais flácidas, o que pode certamente causar uma sensação de fraqueza no corpo.

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente do Conselho Municipal de Assuntos da Pessoa com Deficiência.