O dia do Fisioterapeuta é celebrado hoje, dia 13 de outubro, no Brasil. A data em alusão ao trabalho dos profissionais que atuam com a saúde, mais especificamente na recuperação do corpo, não é tão antiga assim. A profissão completa nesta quinta-feira 53 anos de estrada como uma profissão regulamentada de caráter cientifico e prático nas intervenções clínicas referentes a cada especialidade.

O fisioterapeuta, Luiz Felipe da Guarda, parabenizou a data. "O fisioterapeuta, nada mais é do que o detentor, ou seja o doutor do movimento, auxiliando no alívio da dor, atentamente com as mãos e ferramentas que redigem manobras de alento aos aflitos. Um verdadeiro lapidador do corpo humano, um especialista na biomecânica, insistente nas recuperações funcionais das atividades de vida diária, com certeza um perito da saúde dentro da sua alçada, do amparo, da evolução profissional presente no socorro da superação. O Amor e a técnica devem estar juntos na atuação desse Profissional. Feliz dia do Fisioterapeuta".

Em 1959 foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF), que se filiou a World Confederation for Physical Therapy (WCPT), cujo objetivo era buscar o amparo técnico-científico e sócio-cultural para o desenvolvimento da profissão. Somente no dia 13 de outubro de 1969, a profissão adquiriu seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/69, no qual a Fisioterapia foi reconhecida como um curso de nível superior e definitivamente regulamentada.