Alto Tietê - As entidades ligadas ao comércio varejista em Mogi das Cruzes e Suzano revelaram nesta semana que a estimativa nas contratações temporárias para a temporada de final de ano seja até 15% maior do que no ano passado.
Segundo Valterli Martinez, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), a projeção da entidade é de que a contratação temporária seja semelhante aos níveis observados em 2021, mas com leve crescimento. "O processo já se iniciou no Dia das Crianças de forma tímida, mas até o meio de novembro e o pico das contratações podem ser de 1,9 mil a 2,1 mil vagas para o trabalho temporário", avalia.
Para o presidente do sindicato, a projeção positiva advém do aumento das vendas presenciais nas últimas datas importantes para o comércio, como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. As áreas com maiores contratações, segundo ele, foram em supermercados, lojas de brinquedos, lojas de eletrônicos e no comércio de vestuário. "A projeção é de que mais de 30% destas vagas temporárias poderão se tornar vagas efetivas", ponderou.
Para Fádua Sleiman, presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o fim do ano é um período para chamamentos temporários para a demanda gerada pelas vendas de natal, onde a estimativa é de que seja 10% maior em relação ao ano passado, mesmo com a inflação alta e as incertezas no mercado.
"A expectativa é de abertura de 700 a 900 vagas no comércio mogiano, conforme o Sincomércio. Esse aumento nas contratações se deve, entre outras razões, ao fato que este será o primeiro Natal com o atendimento presencial sem restrições, depois de dois anos de limitações", explicou.
Para a ACMC, o maior volume de contratações ainda deve ocorrer entre novembro e dezembro, com as promoções da Black Friday e, em caráter excepcional, com a Copa do Mundo.
A Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE) espera que, na cidade, o número de contratações temporárias cresça cerca de 15% em relação ao ano passado, quando foram abertos 400 postos de trabalho nos setores varejista e de prestação de serviço. Segundo a entidade, 40% foram contratados efetivamente. Para o ano que vem, a expectativa é de que pelo menos metade das 500 vagas temporárias sejam mantidas.
Como se destacar
O processo seletivo para as vagas temporárias pode, em mais da metade dos casos, resultar na consolidação do funcionário na vaga em caráter permanente.
Fádua Sleiman ressalta que, para se destacar nos processos seletivos, o candidato deve estar atento à qualificação profissional, mas as vagas temporárias permitem que pessoas sem experiência na área ou que estão ingressando no mercado de trabalho possam participar.
"Boa apresentação pessoal, simpatia, comunicação e, principalmente, proatividade contam a favor dos candidatos", explica a presidente da ACMC.