Região - O potencial e as oportunidades do mercado da Costa do Marfim foram apresentados para empresários e entidades representativas da região durante uma palestra do cônsul do País africano, Tibe Bi Gole Blaise, promovida pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Alto Tietê na última quinta-feira (27).
O evento contou com a presença do novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes, Pedro Komura; do chefe de gabinete da Prefeitura de Mogi, Gabriel Bastianelli, e de dirigentes de entidades ligadas ao comércio.
O diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro, reforçou que a apresentação da Costa do Marfim é importante para abrir as portas para as indústrias da região. "É preciso ganhar cada vez mais conhecimento sobre a Costa do Marfim, pois notamos que é um país que está trilhando um caminho diferenciado. Acredito que futuras parcerias podem ser benéficas para ambos os lados, já que gera dividendos para o Brasil", analisou.
O cônsul da Costa do Marfim informou que, atualmente, o cacau, a castanha de caju e os minérios são os principais produtos do país. "O Alto Tietê tem um mercado bom e produtos que podem ser exportados para nosso país. Pretendemos criar um núcleo para priorizar esta relação e trazer produtos para cá, isso gera empregos. Nossa logística é um destaque, pois temos uma parceria com um grupo que tem 400 navios e contamos com armazéns. Nosso objetivo é melhorar a relação comercial entre o Brasil e a África, especialmente com a Costa do Marfim", destacou.
O comércio é uma das áreas que podem ser beneficiadas pelas relações entre o Brasil e o país. "Nós somos os intermediadores entre a indústria e o consumidor final, acreditamos que podemos ter muitas oportunidades", avaliou a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Fádua Sleiman.
A opinião também é compartilhada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi e Região (Sincomércio), Valterli Martinez. "Depois de dois anos de pandemia, a integração com estes países, que podemos fazer negócios e levar nossos produtos, é fundamental", acrescentou. Já a gerente regional do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figueirôa, lembrou que a região conta com um parque industrial fortalecido.
Para o novo secretário municipal de Desenvolvimento, a África é a novidade para negócios. "Percebemos que ela está crescendo e é um potencial mercado mundial. A indústria, o comércio e a agricultura têm que começar a pensar nisso", disse Komura.
Oportunidade
Durante o evento, foi apresentada aos empresários de diversos segmentos, uma ferramenta desenvolvida pelo Ciesp para apoiá-los na ampliação de sua atuação. A 'Inteligência de Mercado da Indústria 2.0' - disponível no site www.ciesp.com.br - permite a análise de novos mercados e o aumento de participação em áreas conhecidas, além de descobrir concorrentes, fornecedores e parceiros.