Mogi e Itaquá- Às vésperas do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, o Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses de Mogi das Cruzes reforça as orientações sobre cuidados necessários para evitar focos de água parada durante o período de visitação nos cemitérios. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e doenças como a dengue. Em Itaquá, Prefeitura está reforçando ações de manutenção em cemitérios e espera receber 17 mil visitantes.
Os cemitérios são pontos estratégicos para as ações de combate à dengue e recebem visitas e varreduras a cada 15 dias. Mas, nos últimos dias, os agentes de Mogi das Cruzes têm percorrido também floriculturas e comércios de paisagismo levando uma carta de recomendação e folhetos informativos sobre a prevenção do mosquito.
Nestes comércios, a principal recomendação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água (pratos ou cachepôs) porque, mesmo sendo desprezados, resíduos de água favorecem a criação de eventuais ovos do mosquito que podem eclodir se não forem eliminados definitivamente.
Nas visitas aos cemitérios, é necessário estar atento aos vasos, enfeites e recipientes plásticos depositados nos jazigos, que podem acumular água e tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e retirar as embalagens de plástico ou celofane dos vasos de flores naturais.
Ao visitar os cemitérios, as pessoas devem evitar colocar flores em vasos com água, substituindo-as pelas versões plantadas e sem pratinhos. Outra orientação é não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio sobre os túmulos. As flores artificiais também devem ser evitadas porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito. Logo após o feriado, equipes devem visitar os cemitérios para retirada dos materiais inservíveis.
Itaquá
A Prefeitura está reforçando os trabalhos de manutenção e conservação nos cemitérios municipais para receber os visitantes no Dia de Finados. Os cemitérios Caminho do Céu, na Vila Virgínia, o Central e o Morada da Paz, no Jardim São Paulo, devem receber cerca de 17 mil pessoas.
Os trabalhos estão sendo realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos que, desde o início de 2021, promove a revitalização dos espaços. Além dos trabalhos de capinação e pintura, as equipes fazem a limpeza em toda a extensão. No feriado, as três unidades estarão abertas das 8 às 17 horas.
"Entendemos a importância dos familiares visitarem seus entes queridos e encontrarem um lugar com segurança e dignidade. As manutenções ocorrem normalmente ao longo do ano, mas precisam ser intensificadas neste período em que o número de visitações aumenta", disse o secretário de Serviços Urbanos, Alexandre Oliveira.
Apenas no cemitério Morada da Paz estima-se que compareçam dez mil visitantes. O local conta com 2,5 mil ossários e dez mil sepulturas. Já no Cemitério Caminho do Céu, a expectativa é de que compareçam cinco mil pessoas. A unidade possui dois mil túmulos particulares e 524 sepulturas. Com mil túmulos particulares, o Cemitério Central espera receber cerca de dois mil visitantes.
"Nossos cemitérios estão prontos para receber os visitantes. As equipes de Serviços Urbanos estão trabalhando todos os dias pra reforçar a limpeza e garantir o bem-estar de todos", completou o prefeito Eduardo Boigues (PP).