Suzano- A Biblioteca Comunitária Professora Carla Cristina Sonaro Rodrigues, localizada na Escola Municipal Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel, no bairro Jardim São José, região norte da cidade, completa um ano ontem. O espaço abriga aproximadamente 700 títulos selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), parceira técnica do projeto, que estão disponíveis para os moradores de Suzano e foi erguido em parceria com o Instituto Ecofuturo e a empresa Crosslam, sem custo para os cofres públicos.
Projetado em uma estrutura chamada de Cross Laminated Timber (CLT), ou laminado de madeira cruzada, pela empresa Crosslam e doada à prefeitura, o espaço com cerca de 80 metros quadrados trouxe um design inovador e próprio e ajudou a levar o hábito da leitura para os moradores do bairro, por sua vez o acervo foi disponibilizado pelo Instituto Ecofuturo.
"A leitura não deve ficar restrita em poucos espaços, deve ser democratizada e espalhada para toda a população. É por meio da leitura que conseguimos ampliar o nosso conhecimento, enriquecer o vocabulário e participar de aventuras e outras situações que encontramos nos livros, por isso me orgulha muito poder ter uma biblioteca comunitária aqui no Jardim São José", destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
O secretário de Educação, Leandro Bassini, lembrou que a proposta para a criação da biblioteca foi pensada dois anos antes. "Nós começamos este projeto em 2019, quando a população conheceu nosso objetivo para a construção do espaço e já se passou um ano desde a inauguração. Mas é bom lembrar que ela tem esse lado comunitário, com a participação de todos do bairro para que a biblioteca possa ser um espaço cada vez mais democrático para a ampliação do conhecimento", apontou.