Alto Tietê - O Alto Tietê volta às urnas neste domingo para definir quem será o presidente do Brasil e o governador no segundo turno das eleições presidenciais e ao governo do Estado. A disputa será entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (REP) ao governo estadual, e entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) para a eleição majoritária federal.

Os eleitores do Alto Tietê, no primeiro turno, apresentaram uma porcentagem de abstenção média de 20,84%, com cerca de 250,6 mil eleitores deixando de comparecer às urnas. O número regional ficou abaixo da média estadual registrada no dia 2 de outubro, quando 21,61% do eleitorado (aproximadamente 7,49 milhões de eleitores) deixaram de comparecer.

A cidade que teve proporcionalmente a maior taxa de comparecimento no primeiro turno foi Suzano, com 19,77% de faltantes (45,2 mil eleitores). Arujá veio em segundo lugar com 19,99% (14,1 mil) e Ferraz de Vasconcelos (26.879 - 20,1%) esteve em terceiro lugar.

 

O que pode e o que não pode

A Justiça Eleitoral reforça que quem não votou no primeiro turno das eleições deste ano poderá votar no segundo turno, sem qualquer tipo de impedimento ou cobrança por parte dos mesários. Para participar, quem está com o título de eleitor ativo poderá comparecer ao seu local de votação com documento de identidade com foto, ou apresentar o cadastro no aplicativo "e-Título" para smartphones e tablets.

O aplicativo, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também permite que o eleitor possa identificar a escola e o número da seção que deverá comparecer neste domingo, das 8 às 17 horas. Outros dois endereços disponíveis são o portal do TSE na internet - https://www.tse.jus.br/ - e o número Tira-Dúvidas do TSE pelo WhatsApp (Chatbot), no telefone (61) 99637-1078.

A legislação eleitoral, segundo o TSE, permite a manifestação individual e silenciosa dos eleitores no dia da votação, com o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Pedir votos para os candidatos, distribuir panfletos, abordar e aglomerar simpatizantes em determinados locais, para a Justiça Eleitoral, é considerada como violação.

A determinação do depósito do telefone celular antes de entrar na cabine de votação está mantida, com o intuito de evitar que os eleitores registrem seu voto, de forma voluntária ou coagida por outros, e mantendo assim o sigilo da eleição. O transporte e a posse de armas para Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) continua proibido na véspera e no dia pós-eleição.

A ordem da votação para o segundo turno em São Paulo será primeiramente para governador com dois dígitos e presidente com dois dígitos. O resultado da seção será disponibilizado pelo Boletim de Urna que será divulgado no fim da votação no portal do TSE (https://www.tse.jus.br/).