Região- O governo de São Paulo promove hoje uma grande mobilização para a realização de sete mil procedimentos do Mutirão de Cirurgias. Serão ofertadas consultas de avaliação pré-operatória e cirurgias oftalmológicas em todas as regiões do Estado. Em Suzano, no Hospital de Cirurgias, administrado pelo Hospital das Clínicas (HC), serão 500 avaliações de pacientes do Alto Tietê.
No Grande ABC serão 200 procedimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santo André e Mauá e nos Hospitais Estaduais Mário Covas e em Diadema. O objetivo é acelerar a fila de cirurgias acumulada durante o período da pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento da Covid-19. Serão 6 mil procedimentos oftalmológicos e 1,5 mil avaliações para cirurgias gerais no Estado. A ação ocorrerá em 25 hospitais e 46 AMEs e envolverá mais de 1,5 profissionais de saúde que estarão exclusivamente nestas unidades durante o sábado para a realização dos procedimentos.
No Hospital das Clínicas na capital serão 1 mil avaliações para os pacientes da Grande São Paulo durante todo o dia. Em Suzano, no Hospital de Cirurgias, administrado pelo HC, serão 500 avaliações de pacientes do Alto Tietê.
A Secretaria de Estado da Saúde também fechou uma parceria com o Instituto da Visão (Ipepo) para a realização de 1,8 mil avaliações e cirurgias de retina e catarata. Neste sábado os pacientes passarão por consulta pré-operatória e nos próximos dias realizarão os procedimentos cirúrgicos. A ação se repetirá no próximo sábado com outros 1,8 mil pacientes.
Os pacientes que serão atendidos aguardavam na fila da Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e foram agendados durante esta semana pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde. "Esta é mais uma ação do Mutirão de Cirurgias do Governo de SP que vai agilizar o atendimento da população. Esta mobilização vai ocorrer em todo o Estado", destacou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.