Mogi - A Câmara Municipal aprovou na tarde de ontem o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que autoriza o empréstimo de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura viária junto à Agência de Fomento do Estado de São Paulo. O projeto foi encaminhado pelo prefeito Caio Cunha (Pode) em regime de urgência na última quinta-feira, e foi apresentado ao plenário na sessão de anteontem, e recebeu os pareceres das comissões permanentes da Casa no mesmo dia.
A vereadora Inês Paz (PSOL) chegou a pedir por requerimento verbal o adiamento da votação por uma sessão, com o intuito de promover o debate interno sobre os detalhes do projeto de Lei, que conta com 85 páginas e está disponível na página da Câmara de Vereadores na internet. Entretanto, o requerimento teve 17 votos contrários, e foi rejeitado, mantendo a votação no mesmo dia.
A discussão do projeto de Lei gerou embates entre parlamentares críticos à administração municipal e os demais integrantes do Legislativo. Para os defensores da propositura, a situação financeira de Mogi das Cruzes permitiria a realização do empréstimo, como uma das medidas para garantir a realização de obras requisitadas pela comunidade junto à Câmara, como a recuperação de ruas e avenidas, e a urgência da votação seria devido à legislação eleitoral. "Só podemos fazer estes contratos antes do prazo do período eleitoral, e mesmo que aprovemos hoje há uma série de ritos. Se não votarmos hoje, não iremos garantir o financiamento", defendeu Pedro Komura (PSDB).
Os contrários à proposta criticaram o rito de urgência do projeto, e uma alegada falta de detalhamento das ruas que serão beneficiadas com a verba obtida com a agência de fomento estadual. "Não posso votar em um projeto que foi assinado pelas comissões em menos de uma hora e meia, cujo conteúdo só consegui tomar conhecimento ontem à noite. Onde fica o papel da Casa?", afirmou Francimário Vieira (PL), o Farofa.
O projeto teve a aprovação da maioria da Casa, com apenas quatro votos contrários. A matéria agora segue para o Executivo municipal, para sanção e publicação.
Boxeadores
A Câmara de Mogi também aprovou o requerimento de votos de aplausos aos atletas do boxe mogiano que disputaram o Campeonato Paulista de Boxe na cidade de Carapicuíba no final de maio. O requerimento foi de autoria do presidente da Câmara, Marcos Furlan (Pode), e dos vereadores Edson Alexandre (MDB), o Edinho do Salão; Eduardo Ota (Pode) e Osvaldo Silva (REP), o Pastor Osvaldo.
Os atletas conquistaram no torneio, encerrado no último final de semana, cinco medalhas de ouro, duas medalhas de prata e seis medalhas de bronze. Os campeões irão disputar o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro em julho.
Para Furlan, o trabalho do Centro de Lutas instalado recentemente em Jundiapeba está apenas começando, mas as conquistas contribuem para o reconhecimento junto à população, incentivando novas adesões.