Guararema - O prefeito José Luiz Eroles Freire (PL) o Zé, realizou na tarde de anteontem a entrega da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Ao lado do secretário de Assistência Social, Habitação e Cidadania, Eduardo Moreira, a entrega foi feita para Davi Pietro da Cruz Bustos, que possuí o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua mãe, Valdiva da Cruz Bustos, moradores do bairro Ipiranga.
A carteirinha garante avanços nos direitos de pessoas com TEA e políticas públicas de inclusão, como prioridade em atendimento em bancos, mercados, órgãos públicos em geral e estacionamentos, entre outros.
"É com imensa honra que hoje entregamos a primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Guararema para o Davi e sua família", disse o prefeito. "Esse é um documento muito importante para os portadores do TEA e suas famílias, que terão mais comodidade no dia a dia com o atendimento prioritário", completou.
Com base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é mais uma ferramenta de inclusão social.
Como solicitar?
Para solicitar a Ciptea, o responsável deve comparecer no Paço Municipal com a documentação do portador do TEA. Após a apresentação da documentação e o preenchimento do formulário, basta aguardar o contato da Secretaria.
Vale ressaltar que a carteirinha é gratuita e sua emissão é opcional aos pais e responsáveis.