Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o nono curso de Promotoras Legais Populares, realizado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), traz sua 13ª aula com a temática "Meio Ambiente", ministrada pela bióloga Solange Wuo. O conteúdo foi disponibilizado ontem no canal "TV Prefeitura de Suzano", no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano), às mais de 300 alunas.

Durante a explanação, que tem como norte a data comemorativa, a diretora técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trouxe diversos exemplos de projetos realizados pela pasta na cidade, mostrando como o munícipe pode, em casa, auxiliar com as ações de preservação ambiental, além de explicar como é a organização dos funcionários e qual setor o cidadão deve recorrer em cada situação.

Especialista em "Gestão Ambiental na Administração Pública" e em "Gestão de Resíduos Sólidos", Solange traz um olhar sensível sobre projetos técnicos que transformam o ecossistema da cidade. Na oportunidade, ela fala desde ações para diminuir o impacto ambiental de empresas no solo do município até as grandes ações de fiscalização de combate ao desmatamento e referentes à causa animal, destacando a importância da participação popular em todos os processos.

"O cidadão estar envolvido em nossos programas, conhecer a causa da secretaria pela cidade, ter acesso aos nossos projetos como a 'Coleta Seletiva Solidária', o 'Baby, me leva!' e, principalmente, denunciar irregularidades em nossa Ouvidoria é uma grande 'teia' do bem pelo meio ambiente e para tornar Suzano uma cidade cada vez melhor" enalteceu .

Solange também contou um pouco da sua experiência de 21 anos na área e como tratar e debater sobre esse assunto em um curso como o de Promotoras Legais Populares é um potencializador para novas gerações. "Eu estava na faculdade quando foi anunciado, na constituição de 88, um artigo que garantia a preservação do meio ambiente. Lembro da alegria que foi para todos ali, futuros biólogos. É a mesma sensação que gostaria que as PLPs tivessem, que esse conteúdo fosse um combustível para um mundo melhor", exaltou a diretora.

Em sua fala, a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, comentou a importância desse conteúdo em um curso municipal e gratuito. "O município tem feito um grande trabalho pelo meio ambiente e tornar esse debate cada vez mais amplo é essencial para uma Suzano mais verde e melhor", destacou.

Primeiro trimestre

Em três meses de curso, as alunas já receberam informações acerca de "Direito do Consumidor", "Direito Penal", "Direito da Família", por temáticas LGBTQI , metanoia, feminismo, entre outros. Todos os materiais são exclusivos e gravados especialmente para o curso, que começou no dia 8 de março.

Os encontros seguem de maneira virtual até o mês de novembro, todas às terças-feiras, e o conteúdo fica disponível para acesso no canal do Youtube da Prefeitura.