Compartilhe
Nos próximos sábados e domingos, começando por este final de semana, o Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania transmitirá, sempre às 20 horas, a leitura encenada de um texto teatral. Hoje e amanhã, será da produção "Inimigo". Desenvolvido pela Cia do Escândalo, o texto conta com a dramaturgia de Manoel Mesquita Junior, realizada a partir da obra do escritor albanês Ismail Kadaré. As exibições serão realizadas pelas páginas do Facebook e Youtube do grupo cultural.
Segundo a atriz Isabela Zandoná, da Cia do Escândalo, a produção traz uma reflexão sobre a sociedade com relação à normalização das inimizades, e, por sua vez, seus reflexos num meio em que a maldade tem sido cada vez mais transparente. "O texto fala sobre a tradição de uma sociedade em que as pessoas têm a obrigação de fazer inimigos e matá-los. Queremos fazer uma reflexão sobre esta realidade", comentou.
O mal está interligado ao ser humano e trata-se de algo latente. Além de antigo, é contínuo entre as pessoas, e sempre foi protagonista dos diferentes períodos da história. Para o ator Vitor Gonçalves, assim como o mal tem se tornado normal, a maldade também vem se consolidando, e não é de agora. "O mais incrível é saber que nos baseamos na história de uma sociedade em que matar o outro não só era permitido, como, também, tornou-se um dever em certos casos", explicita.
Estas discussões estão entre as abordagens a serem debatidas nas leituras, a começar com "Inimigo", que abre programação neste sábado. Para os outros encontros, novas produções entrarão no ciclo de diálogos.
Produção
"Inimigo" foi o último espetáculo inédito montado e apresentado pela Cia do Escândalo, grupo fundador e ainda gestor do Galpão Arthur Netto. O elenco da leitura conta com os atores Isabela Zandoná, Vitor Gonçalves, Thiago Costa, Manoel Mesquita Junior e Jéssica Nascimento.
As apresentações serão gratuitas e também fazem parte das ações de contrapartida do Galpão devido à premiação recebida no edital de Espaços e Territórios Culturais da Lei Aldir Blanc. Além das leituras, o projeto conta com uma oficina de iniciação teatral e com uma série de lives denominadas "Território Negro", que foram realizadas na semana passada, mas permanecem disponíveis no canal do grupo cultural.
Cidades
Poá deve ganhar novo parque inclusivo com atividades socioeducativas
Cidades
Estado inicia entrega domiciliar de medicamentos de alto custo em Mogi
Cidades
Prefeitura abre Semana da Enfermagem com foco em cuidado emocional dos profissionais da Saúde
Cidades
Poá promove Mutirão de Empregos com mais de 1,9 mil vagas nesta quinta (14)
Cidades
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social prestará contas na Câmara