O vereador Lisandro Frederico (Avante) se destacou na Câmara Municipal de Suzano no atual mandato, o que fez com que o parlamentar buscasse o cargo máximo da cidade onde nasceu. Como candidato a prefeito, Lisandro tem percorrido todo o município para divulgar sua campanha. E, segundo que o candidato tem percebido nas ruas e nas redes sociais, o discurso tem potencial para chegar ao 2º turno eleitoral.
A cada aceno, o profissional de Comunicação e estudante de Direito é surpreendido pelos suzanenses não apenas com demandas para suas necessidades, incluindo as mais básicas. Não são poucos os que compartilham com o candidato a prefeito a necessidade de a cidade ter representantes que prezem por honestidade.
Ao longo das últimas semanas, o nome de Lisandro ganhou ainda mais força em Suzano, deixando até mesmo em segundo plano o ativismo da causa animal que o fez se lançar vereador quatro anos atrás. O hoje candidato, apesar de novato na corrida eleitoral para o poder Executivo, debate com o todos sobre áreas sensíveis e desafiadoras para a cidade. "Cada reclamação que chegou a mim nestes quase quatro anos me fizeram entender que, por mais que eu fiscalize, por mais que eu peça explicações ou ajuda, é o prefeito quem executa. Se ele não tem sensibilidade social, se não se importa com o outro, se não resolve os problemas, fica difícil", observou o candidato de 33 anos.
O postulante a prefeito pelo Avante não deixa de elogiar o grupo com o qual faz campanha, bem como sua chapa de vereadores. Lisandro condiciona a quem caminha ao seu lado, inclusive, a chance de chegar forte ao 2º turno. Sobra admiração, também, à professora Selma Soares, sua candidata à vice-prefeita. "A ideia é chegarmos fortes e unidos ao 2º turno, mesmo sem usarmos um só centavo de recurso público. Por outro lado, é bem possível que no 2º turno a disputa seja com o atual prefeito, que tem usado dinheiro de fundo eleitoral para pedir voto. Por outro lado, eu estou na rua todos os dias. Já o prefeito está no Gabinete, e quando sai, sai de carro. Agora, me responde: como alguém pode cuidar das pessoas estando longe delas? Isso talvez explique porque Suzano não tem, por exemplo, uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) infantil", lamentou Lisandro..
Contra o aumento do IPTU
Muitos susanenses lembram de Lisandro por ele ter ido para as ruas protestar contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Lisandro também votou contra o projeto que cortou o passe-livre dos estudantes e foi quem mais produziu na Câmara Municipal: apresentou mais de 35 projetos, especialmente nas áreas da Saúde e da Educação, e denunciou inúmeras irregularidades da Prefeitura, a fim de impedir o mau uso ou o desvio de dinheiro público.
Como prefeito, Lisandro quer fazer muito mais. Entre os prefeituráveis de Suzano - um total de seis - o candidato do Avante é, por exemplo, o único que tem extenso projeto de combate à corrupção registrado em plano de governo.
A modernização de escolas municipais, com direito a novas salas de aula, mais vagas e segurança aos alunos, também será prioridade no governo de Lisandro e de Selma. Se for eleito prefeito, o político ainda dará a oportunidade de os pais dos estudantes da rede municipal comprarem o uniforme dos filhos em confecções credenciadas, para que, quem é da cidade forneça para a Prefeitura, e não empresas de fora.