Alunos da Escola Municipal Joaquim Perpétuo, no bairro Jardim Itaquá, em Itaquaquecetuba, tiveram nesta semana a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o espaço e as estrelas por meio do projeto Planetário Mobile, em que as crianças podem aprender mais sobre o sistema solar.
De acordo com Roseli de Melo Silva, coordenadora pedagógica, a escola já havia planejado a contratação do equipamento no início do ano para que as crianças tivessem uma vivência sobre o espaço. "Nesse projeto as crianças estão vendo o que elas aprendem nos livros, com imagens de estrelas, planetas e até astronauta, uma realidade diferente do que elas vivem hoje", comentou a coordenadora.
Os mais de 700 alunos da unidade conheceram o interior da cúpula que foi instalada na quadra de esportes, além disso, os corredores da escola foram enfeitados com balões em formatos de planetas. Dentro do planetário, projeções das estrelas, dos planetas e orientações sobre o sistema solar e sua importância foram apresentadas às crianças, que encantadas puderam ter um pouco da noção da grandiosidade do universo. 
Por sua vez, os professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funcionários da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof.ª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo, no Parque Piratininga, receberam um treinamento de primeiros socorros e manuseio de extintores no combate a princípio de incêndio. O objetivo da ação é capacitar os profissionais para situações que possam ocorrer na escola.
Utilizando um boneco de treinamento, os participantes aprenderam noções de como lidar com situações de desmaio, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória e manobras de ressuscitação.
O treinamento teve duração de quatro horas, e além de abordar os assuntos referentes aos primeiros socorros, os funcionários e alunos também foram instruídos a respeito de situações de combate a incêndio com uso de extintores.
Para a vice-diretora da escola, Vanessa do Carmo Batista, os funcionários estarão prontos para atuar em uma emergência. "Considero essa parceria um ganho para a segurança dos profissionais, alunos e famílias da nossa Unidade Escolar. Com esse treinamento nossos funcionários estarão aptos, caso haja necessidade de aplicar os primeiros socorros, além de manusear os extintores de incêndio em situações emergenciais", finalizou.