O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) inscreveu 2,2 mil idosos no Programa da Boa Visão 2019. Os cadastros terminaram ontem após dois dias seguidos de atendimento no Complexo Educacional Mirambava exclusivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A iniciativa da Prefeitura de Suzano teve como objetivo agendar consultas médicas para detectar se os participantes têm necessidade de usar óculos ou mesmo de fazer algum tratamento envolvendo os olhos.
Todas as pessoas atendidas saíram de lá com as datas e as horas das consultas, que serão realizadas por médicos oftalmologistas no Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz, sempre aos sábados, a partir de 6 de julho. Nessas ocasiões, inclusive, quem for identificado com alguma doença ou outro problema relacionado, como glaucoma e catarata, será encaminhado para a rede municipal de saúde.
A primeira-dama de Suzano e dirigente do Saspe, Larissa Ashiuchi, esteve no local para conferir os trabalhos e detalhou o plano de atendimento deste ano. "Colocamos à disposição 30 mesas para acolhimento e para firmar as inscrições. Nesta etapa, da Operação Melhor Idade, houve também a participação da Guarda Mirim de Suzano, que colocou jovens à disposição para auxiliar na organização do evento. Nestes dois dias, tivemos 2,2 mil cadastros. Foi um verdadeiro sucesso e estamos felizes com o resultado", disse.
A suzanense Maria Inê da Silva Duarte, de 79 anos, mora no bairro Cidade Boa Vista e ficou sabendo do programa. "Vim participar porque já uso óculos e preciso refazer os exames. Essa é uma ótima oportunidade, que, certamente, vai me ajudar. Agradeço a primeira-dama Larissa e o prefeito Rodrigo Ashiuchi por essa oportunidade", falou.
Óculos escolar
Além disso, também está em andamento a Operação Óculos Escolar, que promove exames-testes em mais de 23 mil crianças de 3 a 8 anos matriculadas em 109 instituições de ensino de Suzano (escolas municipais, estaduais e do Sesi), bem como do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
As consultas oftalmológicas ocorrerão em agosto e setembro.