Na última quarta-feira, a Prefeitura de Santa Isabel realizou mais uma ação de conscientização, por meio da Secretaria Municipal de Saúde mediante a atuação da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), na EMEI Teiji Kita, durante o período da manhã com orientações para professores e pais de alunos sobre a importância da prevenção de doenças. A enfermeira Gleice Lopes, uma das palestrantes, apresentou sinais, sintomas, diagnóstico, formas de prevenção e possíveis tratamentos para a tuberculose e pediculose (doença causada pelo piolho).
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que pode atingir vários órgãos como pulmão, ossos, sistema nervoso e intestinos. Os sintomas podem variar, sendo os mais comuns: tosse com ou sem secreção; cansaço excessivo; falta de ar; febre; falta de apetite; perda de peso; rouquidão; fraqueza e sudorese noturna. A transmissão da doença ocorre de maneira direta. A pessoa infectada ao falar, espirrar ou tossir, expele pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
Já pediculose é uma doença parasitária causada por piolhos, sugadores de sangue, que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos. A transmissão se dá por meio do contato direto. Para a prevenção, é necessário evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal; o contato direto com pacientes infestados, bem como manter principalmente as escovas de cabelo limpas.
O dentista Dr. João Fernando Cir, abordou doenças e aspectos da saúde bucal da criança; a relevância da ação odontológica nas escolas e a continuação de tratamentos nas Unidades de Saúde mais próxima da família, além de apresentar riscos e prejuízos para os casos de absenteísmos no cuidado continuado.Na Odontologia Infantil, a escovação deve iniciar-se na infância, sendo importante a atenção dos pais à saúde bucal dos filhos.