A Secretaria de Saúde de Suzano encerra amanhã a ação especial que vem desenvolvendo desde o começo do mês de orientação e conscientização sobre o tratamento da hanseníase. O objetivo é aumentar a busca ativa por casos suspeitos. Em 2018, oito pessoas foram diagnosticadas com a doença. A iniciativa é uma referência ao Janeiro Roxo e também ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado no domingo.
A ação foi realizada ao longo do mês em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), no Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz, no Pronto-Socorro Municipal e no Pronto Atendimento de Palmeiras.
O secretário de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon, informou que os trabalhadores da pasta também passam por oficinas especializadas. "Nossa meta é reforçar a orientação direcionada ao paciente e aos seus familiares. Desta forma, não apenas destacamos a importância da prevenção como também removemos o preconceito e a falta de informação sobre o assunto", explicou.