Alunos da rede estadual de São Paulo já podem garantir a vaga em uma das classes do Centro de Estudos de Línguas (CEL). São 200 unidades com matrículas abertas para aulas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Os cursos são gratuitos para alunos do ensino regular e integral. A programação do primeiro semestre de 2019 tem início em fevereiro.
Para fazer o cadastro, basta comparecer a uma unidade do CEL. No Alto Tietê, são seis escolas. Em Ferraz de Vasconcelos, na Escola Estadual (EE) Professora Ignes Correa Allen (rua São Francisco, 128, Vila das Nações); em Itaquá, na EE Professora Zilda Braconi Amador (rua Batatais, 38, Vila Bartira); em Poá, na EE Jornalista Paulo Eduardo Olintho Rehder (rua São Francisco, 280, Jardim Ruth), e em Suzano, na EE Professor Raul Brasil (rua Otávio Miguel da Silva, 52, Parque Suzano).
Apenas em Mogi das Cruzes, são duas escolas. Os estudantes podem se dirigir à EE Professor Firmino Ladeira (avenida Brasil, 840,  Mogi Moderno) e EE Franscisco Ferreira Lopes, (rua Dr. Deodato Wertheimer, 426, Mogilar). Os interessados devem apresentar os documentos pessoais. No caso de menores de 18 anos, o processo precisa ser realizado por pais ou responsáveis. A oferta varia de acordo com a escola e a região.
O Centro de Estudos de Línguas é organizado por semestre (seis no total) com aulas quatro vezes por semana no contraturno do horário regular ou aos sábados para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. A única exceção é o inglês, voltado para o Ensino Médio e duração de dois semestres (um ano).