Um dos bairros mais antigos de Mogi das Cruzes completará 308 anos no dia 6 de outubro. Com a proximidade das eleições, que terão o primeiro turno no dia 7, as comemorações foram antecipadas para hoje. A programação com o tema "Sou Brasileiro" será aberta por um desfile cívico.
A partir das 8h30, aproximadamente mil crianças e adolescentes de escolas e creches do Botujuru vão sair da Casa do Adolescente Nossa Senhora da Glória, localizada na rua Frei Bonifácio Harink, 380, e percorrerão a avenida Felipe Sawaya até o Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) José Limongi Sobrinho.
A programação é organizada pelo Instituto Maria Mãe do Divino Amor, em conjunto com o Cempre, as escolas estaduais Professor Francisco de Souza Mello e José Ribeiro Guimarães, a municipal Professora Ana Maria Barbosa Garcia, e as subvencionadas Maria Mãe do Divino Amor I (escola) e II (creche), além dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) Dr. Argeu Batalha e Maria José Martins Camargo (Cei Sonho Meu).
Na chegada ao Cempre, a comunidade e as crianças e adolescentes serão recebidos pela Banda Sinfônica Escolar da unidade, que foi campeã nacional em Aracaju (SE) no ano passado. No repertório, o hino nacional e o hino do Botujuru, criado há mais de dez anos.
"As escolas farão apresentações baseadas no tema, e no meio delas, teremos uma homenagem para uma pessoa antiga que contribuiu muito para o bairro e faleceu em agosto. Selma Terezinha de Jesus foi inspetora de alunos da escola Francisco de Souza Mello por mais de 20 anos e era uma das integrantes da organização do aniversário do bairro", explicou o coordenador de projetos do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, Jacks Douglas Leite, que participa da organização do evento.
Estimular a valorização do bairro pelos moradores é o objetivo do desfile, realizado há 14 anos. "As crianças hoje têm orgulho do bairro. Ao longo deste período, temos o hino, uma bandeira. Os moradores têm sua identidade. A comunidade espera por esse evento", destacou Leite.
Bairro Feliz
As comemorações continuarão amanhã, das 10 às 14 horas, no Cempre com o projeto Bairro Feliz, promovido pela Prefeitura de Mogi. A banda sinfônica voltará a se apresentar, além de grupos de teatro e dança da escola. Haverá exposição de artesanato e opções de lazer e serviços públicos nas áreas da saúde, segurança no trânsito, meio ambiente, educação e assistência social, entre outras.