Muita gente em Suzano vive intrigada com o mistério das estátuas que foram instaladas na Praça dos Expedicionários, no centro da cidade. Quatro esculturas que retratam figuras do game Pokémon foram instaladas no local, durante a noite, sem que o autor ou o responsável fossem identificados.
A primeira estátua retrata o Bulbassauro e surgiu na noite do dia 26 de março. Em seguida, em 30 de março, no galho de uma árvore apareceu a estátua do lendário Mew, que permaneceu no município por 24 horas - retratando suas características como personagem secreto do anime. Na madrugada de 20 de maio foi a vez do Charizard. Já o Squirtle apareceu em 8 de julho.
As esculturas atraíram uma onda de turistas nerds (pessoas fissuradas pelo mundo digital, séries, cinema, quadrinhos, desenho etc) para a cidade. Curiosos, eles buscam desvendar o mistério da autoria das obras e aproveitam para fazer selfies e avançar no jogo Pokémon Go, já que a Praça dos Expedicionários conta com um "ginásio" no game.
Outro fato curioso é que em 16 de junho uma estátua retratando a figura do monstrinho Larvitar surgiu no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No pedestal da escultura aparece uma escrita em Unowns - outra espécie de Pokémon, com formas do alfabeto do próprio anime que indica a palavra Suzano.
As aparições aumentaram ainda mais a curiosidade dos nerds. Além destas cinco estátuas, só há outro caso registrado no mundo. Em 2016, um Pikachu apareceu em uma praça de New Orleans, estado norte-americano de Luisiana (EUA). Lá, também há mistério sobre a autoria da obra.