As doses de vacina contra a febre amarela estão esgotadas em Suzano, porém, o município já solicitou 120 mil unidades ao governo do Estado. Ainda não há previsão, mas, de acordo com a Prefeitura, a vacinação será retomada assim que o novo estoque for entregue.
Ao todo, mais de 100 mil pessoas já receberam a vacina na cidade e já foram solicitadas mais 120 mil doses, sendo que 30 mil são emergenciais. A administração municipal afirmou que equipamentos como agulhas e seringas o município possui para atender a demanda da população. 
Na sexta-feira passada, a imunização foi direcionada especificamente a quem vive nos distritos Boa Vista e Palmeiras ou nas regiões do Raffo e do Parque Maria Helena, já que são as áreas de recomendação definidas pela Secretaria de Estado da Saúde. No entanto, a campanha nesses locais foi cancelada, temporariamente, devido ao fim das vacinas.
A campanha de vacinação em Suzano foi priorizada em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs): a UBS Jardim São José, Jardim Alterópolis, Cidade Miguel Badra, Dr. Eduardo Nakamura, Cidade Boa Vista, Jardim Europa, Parque Maria Helena, Tabamarajoara, Jardim Ikeda, Vila Fátima, Jardim Palmeiras, Jardim do Lago, Jardim Brasil e Recanto São José.
Após o recebimento de mais doses da vacina, os interessados deverão apresentar documento de identidade com foto, carteira de vacinação e um comprovante de endereço atualizado. Pessoas com menos de 9 meses de idade e mais de 60 anos, que estão com o sistema imunológico comprometido, não são recomendadas a se vacinar.
A Prefeitura de Suzano afirmou que está atuando, junto ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e os governos estadual e federal, para a obtenção de novas vacinas. O secretário municipal de saúde, Luis Cláudio Guillaumon, comentou na última quinta-feira sobre o assunto.
"Dependemos da disponibilidade do governo federal, que concede as doses e assim que estiverem conosco vamos disponibilizar à população, onde já temos um planejamento de distribuição das vacinas", esclareceu Guillaumon.
Auxílio
O vereador Lisandro Frederico (PSD) e o deputado estadual Estevam Galvão (DEM) conseguiram mais doses de vacina contra a febre amarela para Suzano. As unidades devem começar a chegar ao município nesta semana e caberá a Prefeitura organizar e definir como a imunização deverá ser retomada. "Muitos municípios estão tendo dificuldades para adquirir as vacinas e Suzano é um deles, assim, não dá para ficar parado, assistindo e só criticando", afirmou Lisandro. "Recorri ao deputado Estevam, que levou o nosso pedido de mais vacinas ao governo do Estado e recebeu a confirmação", comemorou.
Estevam conversou pessoalmente com o secretário estadual de Saúde, David Uip, e o próprio secretário garantiu que encaminhará as doses de forma ordenada, uma vez que a cidade não tem condições de armazenar um volume grande de vacinas. A quantidade deste novo lote ainda será definida.
O atendimento ao pedido de Lisandro e Estevam complementará a solicitação já feita pela Prefeitura de mais 120 mil doses.
* Texto supervisionado pelo editor.